Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais
O evento, que trará ao Estado o presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins da Silva Junior, vai reunir diversos sindicatos e entidades ligadas ao setor da agricultura e lideranças políticas.
O presidente da Federação da Agricultura do Espírito Santo (Faes), Júlio da Silva Rocha Júnior, vai apresentar, durante o encontro, proposta para que o Governo Federal prorrogue as dívidas dos cafeicultores, crie mecanismo para conter os baixos preços de comercialização, e faça o zoneamento das regiões produtoras de cafés no País, levando- em conta que cada uma tem sua realidade.
A prorrogação da dívida é prevista no Manual de Crédito em casos específicos, como perdas na produção motivadas por fatores climáticos, por exemplo geada, falta de chuva, dentre outros, e contém, de igual maneira, também perdas por baixos preços de comercialização, caso que se aplica atualmente. A prorrogação deve ser feita antes do vencimento do contrato, sendo mantida a taxa inicial contratada. Dependerá de laudo técnico a ser anexado à nova proposta, podendo a prorrogação ter prazo de até cinco anos, com dois anos de carência.
O tema tem sido assunto recorrente das entidades ligadas ao setor junto ao Governo Federal. No Espírito Santo, o 1º Encontro das Lideranças do Agro com a Política Capixaba será mais uma oportunidade para debater a pauta, já que o Estado é o segundo maior produtor de café do Brasil, responsável por cerca de 19,7% da safra.
O plantio de café é a principal atividade agrícola do Espírito Santo, aproximadamente 131 mil famílias de toda as cidades (exceto Vitória) se dedicam a esse ramo do agronegócio.
O evento no próximo dia 24, no Centro de Convenções de Vitória, a partir das 14h, é uma realização do CNA, Faes, Senar e sindicatos.





