Cadastramento

Idaf assina contrato com Fundecc para suporte técnico ao Simlam

por Assessoria de Comunicação Idaf

em 03/10/2020 às 8h06

2 min de leitura

Foto: Idaf

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) assinou, nesta sexta-feira (02), contrato com a Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), da Universidade de Lavras, em Minas Gerais, para suporte técnico ao Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam).

O diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, explicou que o sistema é utilizado para diferentes atividades do órgão, sobretudo o Cadastro Ambiental Rural (CAR). “Precisamos avançar na integração dos dados estaduais ao Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), desenvolver novas funcionalidades e implementar algumas melhorias. A Fundecc possui amplo conhecimento e experiência no tema, por ser a única instituição responsável pelo desenvolvimento e manutenção da plataforma do Sistema Nacional até o momento, sendo responsável, ainda, pela execução de serviços de evolução e customizações da plataforma para outros estados. Além disso, conseguimos uma economia significativa, reduzindo em 50% os custos para suporte e manutenção do Simlam, ”, destacou Louzada.

De acordo com o subgerente de Controle Florestal do Idaf, Pedro Heyerdhal, a previsão é que os trabalhos já comecem na próxima segunda-feira (05). “Já temos uma reunião agendada para apresentar as principais demandas. Uma delas é que precisaremos implementar o uso de um novo plugin em substituição ao Flash, utilizado, atualmente, para o trabalho de geoprocessamento, uma vez que os principais navegadores não utilizarão mais essa tecnologia a partir de 2021. Além disso, pretendemos avançar na integração das informações do Simlam com o Sicar, inserindo os dados de análises do CAR no sistema nacional, já que atualmente apenas as inscrições estão integradas. Isso irá conferir a divulgação de números mais condizentes com a atuação do Espírito Santo no que se refere ao Cadastro Ambiental Rural ”, explicou.

Simlam

O Simlam foi implantado no Idaf em 2012 para integrar informações e processos em uma plataforma on-line, conferindo mais agilidade e transparência aos processos do órgão. Inicialmente, foi utilizado exclusivamente pela área florestal, ampliando depois a abrangência para outros setores, como defesa sanitária vegetal e cartografia.

Exit mobile version