RenovaBR tem quatro capixabas em sua primeira turma de formação

“ O RenovaBR, projeto criado para preparar novos talentos para as eleições deste ano, conta com quatro integrantes do estado do Espírito Santo em sua primeira turma. Entre os 100 aprovados para o programa de capacitação de lideranças políticas para promover transformações positivas no Brasil, estão os capixabas Felipe Rigoni, Gustavo de Biase, Octaciano Gomes […]

O RenovaBR, projeto criado para preparar novos talentos para as eleições deste ano, conta com quatro integrantes do estado do Espírito Santo em sua primeira turma. Entre os 100 aprovados para o programa de capacitação de lideranças políticas para promover transformações positivas no Brasil, estão os capixabas Felipe Rigoni, Gustavo de Biase, Octaciano Gomes e Sandra Freitas.


A meta é prepará-los para possíveis candidaturas a deputados estaduais e federais, bem como ajudá-los a desenvolver a capacidade de diálogo e convergência para a solução de problemas do país.


O programa mescla aulas presenciais e à distância, com carga horária total de 240 horas, entre atividades obrigatórias e eletivas. O primeiro módulo presencial aconteceu entre 22 de janeiro a 02 de fevereiro, em São Paulo. Foram duas semanas de imersão em contato com profissionais de excelência nas áreas de Direito Eleitoral, Marketing Político, Liderança, Papel do Poder Legislativo, Teoria Geral do Estado, Práticas de Inovação na Política, entre outros temas. A segunda etapa presencial será entre os dias 14 e 16 de março, também em São Paulo, com foco em marketing político e segurança pública.

“Hoje, temos escolas de formação em negócios, gestão, empreendedorismo, mas não há uma formação para novas lideranças políticas””, justifica Eduardo Mufarej, idealizador do projeto. “Esses novos talentos, identificados a partir de um processo de seleção, serão preparados para fazer a renovação de que tanto precisamos na política brasileira ”.


Além do curso, cada participante tem acompanhamento de um coach da Sociedade Brasileira de Coaching para aprimorar questões de liderança, propósito e foco na possível jornada a uma vaga ao Legislativo.


Os integrantes da primeira turma do RenovaBR recebem uma bolsa mensal de até R$ 12 mil para dedicação exclusiva ao treinamento. Para seguir no projeto até julho, prazo final do curso, os bolsistas terão de cumprir carga horária mínima de 200 horas e ter 80% de aprovação das avaliações feitas ao longo do semestre, além de seguirem alinhados com o propósito do projeto de trabalhar pela ética, democracia e vontade de servir à sociedade.


O programa do RenovaBR carrega uma carga teórica dos desafios brasileiros, a compreensão exata do papel do parlamentar e aspectos práticos do processo decisório da sociedade ”, afirma Octaciano Gomes. “É uma experiência para a vida, muito além do processo eleitoral ”.


“A capacitação está sendo de muito aprendizado e
preparação para vencer os desafios da política ”, diz Sandra Freitas.


“O curso de imersão foi o começo da jornada de um grupo que quer se empenhar para melhorar o país e mostrar para o mundo que podemos dar aula de civilização ”, avalia Felipe Rigoni.


Processo seletivo


Mais de 4 mil pessoas de todos os estados se inscreveram no processo seletivo do RenovaBR. Os inscritos passaram por etapas de teste online, entrevistas e banca avaliadora, até que se chegasse à lista final de 100 aprovados.


Atualmente, o RenovaBR busca mais 50 nomes por um processo de “hunting ” para iniciar a segunda turma de formação em março.


“Queremos pessoas da sociedade, livres das amarras da política atual, para discutir e buscar soluções para os principais problemas do país ”, afirma Mufarej.


Conheça os capixabas do RenovaBR










Felipe Rigoni
tem 26 anos e é engenheiro de produção. É deficiente visual desde os 15 anos. Atualmente cursa mestrado em Políticas Públicas em Oxford, na Inglaterra. Foi presidente do conselho da Confederação Brasileira de Empresas Juniores e trabalha com
coaching
e desenvolvimento humano. Já se candidatou a vereador em sua cidade. Já palestrou no TEX pedra do Penedo, falando sobre autoconhecimento.










Gustavo de Biase tem 31 anos e atua como servidor público em Serra, no Espírito Santo. Tem formação em Serviço Social e, aos 19 anos, foi eleito “Capixaba do Ano ” pelo trabalho voluntário com dependentes químicos. Aos 22 anos, foi o candidato a deputado federal mais jovem do Espírito Santo e, aos 24, o candidato mais jovem a prefeito de uma capital brasileira, Vitória.










Octaciano Neto tem 39 anos e mora em Vila Velha. Cursou Ciências Sociais e MBA em gestão estratégica de negócios. É produtor rural e empresário. Desde 2015, atua como secretário de Estado da Agricultura no ES. Já foi secretário de desenvolvimento econômico de Vila Velha e coordenou o Programa de Gerenciamento dos Projetos Prioritários do governo do ES.












Sandra Freitas tem 51 anos e é de Vila Velha. É formada em jornalismo com pós-graduação em Comunicação Estratégica e Gestão da Imagem. Trabalhou durante 25 anos como repórter, editora e apresentadora da TV. Foi editora e apresentadora do programa Gazeta Comunidade, que ao vivo dava voz aos moradores e cobrava das autoridades melhorias para os bairros carentes. Atua também como Mestre de Cerimônia e Assessora de Imprensa.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos