Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou hoje (07), no Diário Oficial da União, a Portaria nº 197, que deu início à consulta pública para a minuta de Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Queijo Minas Meia Cura.
Este queijo é um produto tradicionalmente brasileiro, com fabricação originária em Minas Gerais, mas atualmente produzido em diferentes estados do Brasil. O regulamento técnico de identidade e qualidade visa estabelecer os parâmetros que o queijo minas meia cura deve obedecer para ser identificado como tal.
De acordo com os técnicos do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Map, essa previsibilidade traz benefícios ao consumidor, que identificará exatamente o que esperar quando comprar o queijo, e ao produtor, que já saberá o que a fiscalização exigirá do seu produto.
A portaria que publicou a consulta pública estabelece um prazo de 60 dias para que o cidadão possa contribuir para a melhoria do regulamento técnico, além de informar os passos para realização desta contribuição.
Novas consultas
Ainda esta semana, o Mapa realizará novas consultas públicas para os regulamentos técnicos de identidade e qualidade para o queijo minas padrão, o queijo provolone, o queijo ricota, o queijo cremoso ou cream cheese e para sobremesa láctea. As consultas também ficarão abertas para receber as sugestões da sociedade.




