Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou que o governo federal vai destinar mais R$ 500 milhões no atual Plano Safra para o programa Moderfrota, de financiamento à compra de tratores, colheitadeiras e outras máquinas agrícolas. Os recursos para a linha de crédito, concedida por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tinham se esgotado em dezembro.
“Tira daqui, põe lá, raspamos o tacho para atender a essa demanda ”, disse a ministra Tereza Cristina nesta segunda-feira (29), ao participar da abertura do Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).
De acordo com a ministra, o fato de os produtores terem utilizado todo o orçamento para o programa no ano passado significa que eles estão confiantes no setor, investindo em máquinas e equipamentos. Segundo Tereza Cristina, o Plano Safra 2019/2020 será divulgado em 12 de junho e deverá agradar aos produtores.
“O presidente herdou um orçamento apertadíssimo, engessado. Mas estamos nos reunindo semanalmente e tendo a parceria do ministro Paulo Guedes (Economia) com a agropecuária brasileira. Então, vocês terão surpresas agradáveis ”, prometeu.
A ministra também anunciou que mantém um entendimento com o Ministério da Ciência e Tecnologia para um projeto de melhorar a conectividade no campo. A ministra destacou ainda a importância da Embrapa, que, segundo ela, “precisa ser remodelada ”, e da necessidade que tem de recursos para produzir mais.





