Mais lidas 🔥

Previsão do tempo
Primeiras ondas de frio do outono devem chegar entre maio e junho

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 09 de março

Alerta de chuva
Espírito Santo inteiro entra em alerta de perigo para chuvas intensas

Mercado do café
Conflito no Oriente Médio volta a elevar preço do café

Anuário do Agronegócio Capixaba 2025
Agroturismo no Espírito Santo: oportunidade para transformar territórios
Foi assinado no início da noite desta terça-feira, dia 15 de maio, no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) termo para criação de Grupo de Trabalho (GT) para implantação e gestão do projeto de Intensificação da Sustentabilidade da Agricultura Tropical &ndash, projeto Biomas e da Plataforma Global de Pesquisa em Agropecuária Tropical (PLAT-Global). O GT é formado inicialmente pela Embrapa, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), a Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Lavras e o Instituto Fórum do Futuro.
O diretor-executivo de Inovação e Tecnologia, Cleber Soares, assinou o documento pela Embrapa e explicou que o objetivo é aprofundar as pesquisas científicas sobre os biomas tropicais. “O projeto Biomas, liderado pelo Instituto Fórum do Futuro, em parceria com essas importantes instituições de pesquisa que por hora integram o GT e outras entidades, é o ponta pé para uma aliança estratégica que irá mapear desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável dos biomas brasileiros e suas potencialidades para a agricultura e para a alimentação”, afirmou Soares.
De acordo com o presidente do Conselho Consultivo Fórum do Futuro, Alysson Paolinelli, o GT vai iniciar suas atividades pelos biomas Cerrados e Caatinga. “Vamos estudar os biomas sob as perspectivas da água, do solo, do clima e da economia ”, explicou. Segundo ele, a Plataforma Global de Pesquisa em Agropecuária Tropical busca criar uma rede colaborativa para integrar projetos de pesquisadores e instituições nacionais e internacionais que tenham biomas similares aos brasileiros.
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, disse que as instituições e pessoas que compõem o GT, com alta respeitabilidade e reconhecimento, o credenciam a receber o apoio da pasta. “Queremos que o MCTIC seja a principal retaguarda, estabelecendo parcerias e dando apoio para esses projetos. Vamos deixar esse trabalho como legado ”, declarou.
fonte: EMBRAPA





