pube
Avicultura

Mais quatro aves estão com suspeita de gripe aviária no ES

por Redação Conexão Safra

em 19/05/2023 às 10h52

3 min de leitura

Mais quatro aves estão com suspeita de gripe aviária no ES

Foto: Wirestock/Freepik

Amostras de quatro novas aves foram recolhidas no Espírito Santo com quadro suspeito de gripe aviária (H5N1). Os animais são da espécie trinta-réis de bando, mesma dos pássaros que testaram positivo para o vírus. Desta vez, os animais estavam nas cidades de Nova Venécia, Itapemirim, Linhares e Vitória. Os três primeiros casos foram detectados em Vitória, Cariacica e Marataízes.

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) destacou que, juntamente com a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves), estão reforçando as medidas de biossegurança. Conforme Portaria Mapa nº 572, de 20 de março de 2023, estão proibidos eventos de aglomeração de aves vivas e acesso a piquetes nas produções caipiras em todo o país como forma de prevenir a disseminação da doença.

Eutanásia

A confirmação dos três primeiros casos de gripe aviária no Estado levou à necessidade de eutanásia em 26 aves do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhas (Ipram), local para onde alguns animais contaminados foram levados.

pube

O procedimento foi realizado conforme determinação do Ministério da Agricultura e Pecuária como medida preventiva, uma vez que foi constatada a possibilidade de transmissão local, colocando em risco as demais aves que estão no meio ambiente e as pessoas que trabalham com essas aves. Todo procedimento foi amparado na legislação vigente.

A eutanásia é um procedimento de levar o animal a óbito, com acompanhamento de um médico-veterinário, respeitando os princípios do bem-estar animal, sem dor e com o mínimo de estresse.

Transmissão para seres humanos

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informa que, desde o dia 16 de maio, equipes da Vigilância em Saúde da Sesa, juntamente com o Idaf/ES, realizam investigação de campo em Vitória, Cariacica e Marataízes para identificar pessoas que tiveram contato com aves contaminadas.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, foram identificados 33 possíveis expostos no Parque Fazendinha, sendo que um deles está em isolamento em sua própria residência, sem sintomas gripais e monitorado pelo município. O período de vigência de isolamento termina nesta sexta-feira (19), caso ele permaneça sem sintomas gripais.

Na manhã dessa quarta-feira (17), o município de Vitória realizou a coleta das 33 amostras de contatos e enviou ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES). O laboratório realizou a conferência do material e realizou o envio, no início da tarde desta quinta-feira (18), para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ainda não há informação sobre o prazo para divulgação dos resultados dessas análises.

A Sesa esclarece que as pessoas que tiveram contato com as aves diagnosticadas com a gripe aviária (vírus H5N1) devem ser monitoradas e manter o isolamento social se apresentarem sintomas gripais pelo período de dez dias a partir do contato com a ave contaminada ou com suspeita de contaminação.

A população deve evitar estritamente contato com aves doentes ou mortas, incluindo aves silvestres e, ao avistar essas situações, acionar imediatamente o Idaf no município ou fazer a notificação pelo e-Sisbravet .

Todas as ações estão sendo desenvolvidas em estreito alinhamento com os demais órgãos do Governo do Estado, como a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), a Secretaria da Saúde e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), além do Ministérios da Agricultura e Pecuária e da Saúde e as representações do setor produtivo da avicultura comercial.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!