pube
Avicultura

Gripe aviária: ES e outros três Estados declaram emergência

por Redação Conexão Safra

em 25/07/2023 às 17h53

2 min de leitura

Gripe aviária: ES e outros três Estados declaram emergência

Foto: Pixabay

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, decretou estado de emergência zoossanitária por causa da gripe aviária. A medida, que também foi adotada pela Bahia, Mato Grosso do Sul e Tocantins, tem validade por 180 dias e visa a reforçar as ações de prevenção e controle da doença.

“Gripe Aviária! Junto com os demais governadores e secretários, nos reunimos com o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para debater ações conjuntas diante do avanço do vírus. Por isso, decidimos decretar estado de emergência zoossanitária no ES por 180 dias”, escreveu Casagrande.

O Estado tem tomado medidas para impedir a propagação da doença, como a criação de barreiras sanitárias e o monitoramento de aves silvestres. A declaração de estado de emergência permitirá ao Espírito Santo acessar recursos federais para reforçar essas medidas.

pube

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) orientou estados a declararem emergência zoossanitária, diante do surgimento de dois casos de gripe aviária em aves domésticas no país. O primeiro caso foi no Espírito Santo, na cidade de Serra, e o segundo, em Santa Catarina, numa pequena propriedade no município de Maracajá.

No dia 20 de julho, o ministro Carlos Fávaro se reuniu com governadores e representantes dos estados e do Distrito Federal, orientando para que os governos declarem o estado de emergência zoosanitária e reforcem as ações de contenção e impeçam o avanço da doença, principalmente para aves comerciais.

Em maio, com os registros dos primeiros focos da doença em aves migratórias neste ano, o Mapa declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União.

No entendimento do ministério, para que as medidas de enfrentamento à gripe aviária sejam efetivadas, é necessário que os estados também adotem medidas semelhantes, reforçando o alerta mesmo nas localidades onde não há qualquer registro de foco de gripe aviária. Isso porque a ocorrência de um caso em ave comercial afetaria todo o país.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!