Fertilizantes e produção agrícola

O legado, a história e o futuro da Heringer e o agronegócio capixaba 

A Fertilizantes Heringer e suas raízes no Espírito Santo: um compromisso com o desenvolvimento do agronegócio local.

Foto: divulgação

O Espírito Santo faz parte da essência da Fertilizantes Heringer. Mais do que relações comerciais, nossa trajetória no estado nasceu de raízes familiares, confiança e compromisso com o desenvolvimento do agronegócio. A família Heringer, fundadora da empresa, é capixaba, e foi da paixão pela agricultura que surgiu, em 1968, a inspiração para criar uma empresa que até hoje é referência em fertilizantes. 

Na década de 1970, ampliamos nossa presença com a construção da unidade de produção em Viana, consolidando nossa atuação regional. Desde então, o Espírito Santo se tornou estratégico pela proximidade com os produtores e pela infraestrutura logística que impulsiona nossas operações. O Terminal Vila Velha é um exemplo de porta de entrada para fertilizantes e matérias-primas importadas que abastecem o nosso mercado. 

Atualmente, empregamos mais de 100 pessoas no Espírito Santo e nossa unidade tem alta capacidade de produção para atender nossos mais de 300 clientes ao longo do ano. Para 2026, nossa projeção é ultrapassar 400 parceiros, reforçando o compromisso com quem faz o campo prosperar, especialmente nas culturas que se destacam: o café, grande produto da região, além da cana-de-açúcar e do hortifrúti. 

Nosso relacionamento com o produtor rural é reconhecido no mercado. Pelo segundo ano consecutivo, em 2025, fomos eleitos a Maior Empresa do Setor de Química e Petroquímica em operação no Espírito Santo, pelo Anuário IEL 200 Maiores e Melhores Empresas do Estado. Um reconhecimento que reforça nossa responsabilidade com o desenvolvimento local. 

A linha Fertiva, do nosso portfólio premium, é exemplo do impacto que buscamos gerar no campo ao entregar nutrição completa e equilibrada em cada grânulo. Na 6ª edição do Concurso de Qualidade de Café de Pinheiros, durante o AgroShow 2025, oito dos dez cafés premiados foram produzidos com a nossa linha premium, mostrando como tradição e inovação podem caminhar juntas. Com nutrientes altamente solúveis e disponíveis para as plantas, os fertilizantes Fertiva contribuem para o melhor aproveitamento no solo, maior eficiência no manejo e desempenho superior na cafeicultura. O Espírito Santo, maior produtor de café conilon do país, tem sido um importante propulsor da nossa presença junto ao setor. 

A serviço do agricultor 

Estamos iniciando um novo capítulo na Heringer, com gestão renovada e foco em áreas estratégicas. E o Espírito Santo segue como um dos mercados fundamentais para o nosso negócio. Somos uma marca tradicional, com olhar voltado ao futuro, sempre ao lado do produtor. Quando falamos em “Junto de quem faz o campo prosperar”, estabelecemos um compromisso de oferecer produtos premium e atendimento de excelência para fortalecer, safra após safra, a confiança que nos une. 

O Espírito Santo é parte da nossa história e seguirá protagonista no nosso futuro. Continuaremos juntos, apoiando o agronegócio capixaba e contribuindo para que cada safra seja sinônimo de prosperidade hoje e nos próximos capítulos da nossa história.

Sergio Castanheiro, CEO da Fertilizantes Heringer