Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

O mês de julho foi marcado pela queda acentuada no preço do mamão. O quilo da fruta chegou a ser comercializado por R$ 0,50, valor que não foi suficiente nem para cobrir os custos de produção.
Essa situação reflete um problema comum no setor agrícola, em que a oferta elevada de produtos pode levar à queda acentuada dos preços, prejudicando a estabilidade financeira da propriedade rural.
“É muito triste ver os agricultores perdendo o investimento feito na cultura. Nesse momento, é importante refletir sobre a adoção de medidas que reduzam os efeitos da oscilação de preços no mercado”.
Uma estratégia que pode ser adotada é o plantio de diferentes culturas na mesma propriedade rural. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a diversificação de culturas contribui para o melhor aproveitamento da área de plantio, além de melhorar a renda do agricultor. Ao plantar diferentes tipos de culturas, os agricultores reduzem a dependência de um único produto, gerando uma proteção contra as variações de preço no mercado.

O agricultor Martins Dias Monteiro relata que já testemunhou ciclos de altas e baixas nos preços das culturas presentes em sua propriedade rural, porém, a diversificação de culturas ajudou a reduzir os impactos financeiros.
“Sempre gostei de plantar diferentes culturas aqui na roça. Dessa forma, quando o preço de uma determinada cultura está em baixa, o valor das outras acaba compensando, o que reduz meus prejuízos. Atualmente, na minha propriedade, cultivo cacau, café e pimenta-do-reino como principais culturas. Além disso, planto milho, abóbora, banana, mamão, inhame e outras culturas para consumo próprio. Quando a produção é boa, costumo vender esses produtos na feira ou para pessoas que fazem encomendas, como uma forma de obter uma renda extra”, conta o agricultor.

Além de fazer a diversificação, é possível ajustar a produção com base em previsões de mercado para evitar a superprodução. Durante a etapa de planejamento, é importante buscar a orientação de um agrônomo que ajude o produtor a tomar a melhor decisão com base nas previsões de mercado. Outra alternativa é investir em métodos de armazenamento e processamento (como a produção de polpa ou outros derivados) para reduzir as perdas, pois aumenta a vida útil dos produtos.
Por: Jessica F. Monteiro
Engenheira Agrônoma
Produtora rural e de conteúdo digital




