Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Construída com recursos da Suzano – referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto – e outros parceiros, a Unidade de Beneficiamento do Mel de Córrego da Estiva, em São Mateus, recebeu no dia 26 de agosto o Selo de Inspeção Municipal, que confere a legalidade da produção e fiscalização pela Vigilância Sanitária. Os apicultores agora se preparam para a comercialização do produto.
“O selo é uma segurança para o consumidor de que os nossos apicultores produzem um mel de qualidade, com boa procedência e produzido com rigor nas normas sanitárias”, esclarece Aurelina Serra Gonçalves, presidente da Associação de Moradores e Pequenos Produtores Rurais do Córrego da Estiva, Comunidade São Sebastião e Adjacências (Amprucoes).
A unidade de beneficiamento é administrada pela própria associação e, conforme Aurelina, hoje está estruturada para fazer as atividades com todos os equipamentos necessários para garantir um produto de acordo com as exigências da fiscalização. O próximo passo da associação será iniciar o processo de comercialização por meio de pontos de revenda no comércio local e através de políticas públicas do Governo Federal, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Nos dias 26 de agosto e 16 de setembro os apicultores receberam um treinamento de Boas Práticas de Produção, ministrado pelo médico Veterinário Darllan Mendonça Cogo, através da Secretaria de Agricultura da Prefeitura de São Mateus. O objetivo foi aperfeiçoar ainda mais as técnicas de produção.
Construída em 2017, a unidade de beneficiamento contou também com apoio da Prefeitura de São Mateus, Banco SICOOB e dos próprios associados. “A associação através de oficio solicitou a parceria da Suzano na construção da unidade, e os associados como contrapartida ajudaram com a mão de obra. Entendemos que esse projeto está alinhado com o compromisso social da Companhia. Nossos projetos com as comunidades focam a geração de renda, possibilitando qualidade de vida e autonomia financeira às pessoas”, afirma o consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, Narcisio Luiz Loss.
A Amprucoes foi constituída no ano de 2010 por pequenos produtores rurais da região. Hoje, a entidade tem 27 associados.





