pube
Apicultura

“A senhora está morta, mas não vá”: abelhas de Elizabeth II foram informadas da morte da rainha

por Correio Braziliense

em 14/09/2022 às 11h02

2 min de leitura

“A senhora está morta, mas não vá”: abelhas de Elizabeth II foram informadas da morte da rainha

Foto: divulgação

“A senhora está morta, mas não vá. Seu mestre será um bom mestre para você”. Foi com essa frase que o apicultor real John Chapple, de 79 anos, informou as milhares de abelhas criadas nos jardins do Palácio de Buckingham sobre a morte da Rainha Elizabeth II, na sexta-feira (9). As informações são do Correio Braziliense.  Assim que soube da morte da Rainha, o cuidador de colmeias se dirigiu até a propriedade para cumprir a superstição mantida há séculos na monarquia.

Pode parecer bizarro, mas informar a esses insetos sobre a morte dos monarcas faz parte de uma tradição seguida por séculos no Reino Unido. Acredita-se que, se as abelhas não forem avisadas e passarem pelo momento de luto, elas deixariam a colmeia, parariam a produção de mel ou até morreriam.

pube

Para comunicar o luto oficial das pequenas abelhas, John amarrou uma faixa preta em torno de cada uma das cinco colmeias que estão no Palácio, faz uma oração e conta, em tom ameno, a notícia cruel enquanto dá leves toques nas casas dos insetos.

“A pessoa que morreu é o mestre ou a senhora das colmeias existentes no lugar. Se alguém importante na família morre, você tem que ficar sabendo, não é?”, questiona John ao justificar a prática para o jornal britânico Mail Online.

O costume também foi realizado na Clarence House, outra residência oficial ligada ao Palácio, onde há duas colmeias. Ao todo, cerca de 20 mil abelhas foram avisadas da morte da monarca mais longeva do Reino Unido.

Se a morte da rainha ocorresse no verão londrino, John afirma que seriam mais de um milhão de pequenas produtoras de mel a serem avisadas. De acordo com o apicultor, a maioria das abelhas são da espécie europeia escura, especificamente mestiças de Londres.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!