Análise

Lotes brasileiros superam a marca de 90 pontos

O resultado do Cup of Excellence mostra a evolução da qualidade do café nacional

por Redação Conexão Safra

em 25/10/2018 às 0h00

2 min de leitura

*Análise de Eduardo Cesar

O resultado da etapa internacional doCup of Excellence?&mdash,?Brazil 2018confirma o aumento da qualidade dos cafés brasileiros. No total, 67 lotes das duas categorias avaliadas,NaturalsePulped Naturals, alcançaram mais de 86 pontos na escala da Specialty Coffee Association (SCA).

Isso representa uma evolução diante dos últimos dois anos. Em 2017, o número de lotes avaliados com nota acima de 86 foi de 57. Em 2016, foram 43.

*Elaborado por Negócio Café a partir de dados da Alliance for Coffee Excellence

No Cup of Excellence (CoE), os lotes que alcançam 86 pontos, ou mais, são considerados os vencedores do certame. A avaliação é feita por um time de juízes internacionais.

Cafés presidenciais

Os cafés que alcançam90 pontos, ou mais, são chamados de “cafés presidenciais ”. Produzir um lote com essa pontuação é muito difícil, o que faz com que eles sejam raros.

Mas os cafeicultores nacionais estão se aprimorando na ciência da qualidade e a quantidade de cafés presidenciais no CoEdobrouem apenas dois anos. De seis lotes, em 2016, o país chegou a13na edição 2018.

No Brasil, o CoE é realizado por meio de uma parceria entre Alliance for Coffee Excellence (ACE), Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA) e ApexBrasil.

A edição 2018 do concurso contou com o apoio do Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

O evento foi realizado no município mineiro de Guaxupé, tendo com anfitriãs a Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) e a SMC Specialty Coffees. (*Fonte: Revista Negócio Café- *Eduardo Cesar é editor da publicação)

Exit mobile version