pube
Agroturismo

Turismo rural: descubra as maravilhas de Alto São Rafael e arredores

Empreendedores da região se reuniram para organizar e fomentar projeto de agroturismo

por Rosimeri Ronquetti

em 14/07/2023 às 14h55

5 min de leitura

Turismo rural: descubra as maravilhas de Alto São Rafael e arredores

Foto: divulgação

De clima ameno, com temperaturas que variam de 11 a 18 graus no inverno, e não passam de 30 no verão, proximidade com a natureza e altitudes que chegam a 715 metros em relação ao nível do mar, a região de Alto São Rafael, distrito de Linhares, começa a voltar seus olhares para o agroturismo.

A rota, ainda sem um nome definido, surgiu a partir da criação do Polo de Uva instalado há cerca de cinco anos na comunidade São Judas. De lá para cá, um grupo de empreendedores se reuniu para organizar e fomentar o projeto de turismo rural que começa dar seus primeiros passos.

Cachoeiras, polo de uva, produção de cafés especiais, vinhos, mel, licores, vinagre artesanal, mudas de flores e doces caseiros diversos. Juntam-se a todos esses atrativos a Cachoeira Deangeli, em Terra Alta; rampa de voo livre, na Comunidade de Bananalzinho (Rio Bananal) e o cruzeiro de Alto Liberdade (Marilândia) fazem parte da recém-criada rota.

Entre os empreendedores interessados em fazer o local prosperar está o casal Graciele Cecilia Kipper (37) e Kelly Cristina Ramos (39). Em busca de um lugar tranquilo para morar, há um ano e meio elas compraram um sítio e se mudaram para São Judas.

Vendo a precariedades de hospedagem, aos poucos elas estão transformando a propriedade, que já tinha uma kitnet e a casa principal, em um local para receber turistas.

“Nós percebemos que as pessoas se encantam com o local e não tinham onde ficar. Então resolvemos fazer do nosso sítio um local para oferecer tudo o que nós temos aqui. Esse clima ameno, barulho de riacho, muitos pássaros, esse contato com a natureza”, explica Graci, uma das integrantes do grupo que trabalha para promover a região.

pube

Foto: divulgação

O Sítio das Meninas, que também dá nome a pousada, já tem estrutura para até seis pessoas por vez, com serviço de hospedagem e café da manhã.

“Muitas pessoas ao redor não conseguiam enxergar o potencial da região para o agroturismo que vimos assim que chegamos. Queremos fazer uma estrutura de hotel fazenda, com restaurante e, como a Graci tem formação de guia de turismo, aos poucos nos estruturarmos para oferecer atividades de aventura, trilhas, rapel, pescarias, mini fazendinha, coisas que ligam o turista a esse clima rural”, diz Kelly.

Moradores da comunidade São Judas há 12 anos, João Batista Gonçalves (62) e a mulher, Ednalva Altoé Gonçalves (57), também enxergaram potencial turístico na região e decidiram começar um negócio. Eles construíram um chalé e estão terminando dois aparts. Nos planos para o futuro está a construção de mais chalés, de acordo com a demanda.

“Eu costumo dizer que São Rafael é um lugar fantástico e, neste momento, volta seus olhos para o agroturismo. É um local com várias nascentes e belezas naturais, belas cachoeiras, que podem ser exploradas turisticamente. Decidimos investir em chalés e aparts para locação, alimentação, produção em pequena escala de embutidos e defumados, doces e geleias. É um pequeno negócio em construção”, relata João.

 

Povo de uva fomenta turismo da região

Foto: divulgação PML

Beneficiado pelo projeto do Polo de Uva, criado pela prefeitura de Linhares, Giovani Rigoni (Sítio Araponga) tem um parreiral com mil pés da fruta e recebe turistas no período da colheita desde o início da produção. Além do parreiral, Rigoni investiu em estrutura com bar e bicas naturais, que funciona durante todo o ano.

A expectativa com a abertura oficial dessa rota é muito grande. É o início de um grande sonho se tornando realidade”, disse.

Apesar do contentamento com a inauguração da rota, o produtor fala da preocupação com a infraestrutura do local.

“O local é promissor e tem muita gente querendo investir aqui, mas precisamos de ajuda do poder público, de infraestrutura, especialmente de acesso, melhoria das nossas estradas”, enfatiza o empreendedor.

 

 

Rampa de voo livre recebe visitantes de dentro e fora do país

Foto: reprodução instagram

No limite entre os municípios de Linhares e Rio Bananal, na localidade de Cabeceira do Bananalzinho / Barra do Sapucaia, distante 15 km do Polo da Uva, Cleidinaldo Inocente inaugurou, em março de 2020, a Rampa do Cleiton.

Com 592m de altura, o local já recebeu atletas de parapente de vários Estados do país e até do exterior. Em dias de evento, dá até 500 visitantes. A rampa tem estrutura com bar, lanchonete, estacionamento, balanço e área para acampamento e festa.

 

Cachoeira Deangeli

Localizada na comunidade de Terra Alta, também na rota, a Cachoeira Deangeli é aberta à visitação há vários anos. Além da queda d’água natural, o local também tem piscina e serviço de bar.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!