Sebrae/ES leva Casa Nostra para Festival da Cultura Italiana
Para celebrar a chegada da imigração italiana no Espírito Santo, Festival da Cultura Italiana reuniu cultura, gastronomia, shows e muita história, na Praça do Papa
por Agência Sebrae de Notícias
em 05/06/2024 às 5h00
3 min de leitura
Vivenciar a cultura italiana com um circuito turístico que passa pela história de 150 da imigração no Espírito Santo, conhecer a gastronomia e curtir shows musicais. Essa experiência foi possível no Festival da Cultura Italiana: tudo começou aqui, Noi Siamo La Storia, que aconteceu neste fim de semana, na Praça do Papa, em Vitória. O evento resgata a história da chegada dos primeiros italianos no estado, além de promover a conexão de colônias de italianos e seus descendentes com o povo capixaba.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES) levou sua contribuição para o evento com o espaço “Casa Nostra”, uma réplica de construção da época de 1898, quando os primeiros grupos de italiano desembarcaram no Espírito Santo e construíram suas casas. Também foi possível conhecer empreendedores que levaram para o evento produtos típicos da cultura italiana, como massas, vinhos, doces, entre outras delícias.
A solenidade de abertura do Festival contou com a participação do superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo; do diretor técnico do Sebrae/ES, Eurípides Pedrinha; do cônsul geral da Itália – RJ, Massimiliano Lacchini; do diretor do Instituto Italiano de Cultura no Rio de Janeiro, Marco Marica; do cônsul honorário da Itália em Vitória, Roger Gaggiato; do vice-governador do Estado e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço; do Governador do Estado, Renato Casagrande; além de outras autoridades.
Pedro Rigo destaca que o evento relembra a história da colonização do Espírito Santo, que contou com a participação da família italiana que veio para terras capixabas e ajudou a desenvolver o estado. “Aqui no Festival dos 150 anos da Imigração Italiana celebramos a cultura, a história, a gastronomia, ou seja, celebrar a tradição desse povo que tanto ajudou o Espírito Santo a chegar aonde estamos hoje”.
Para Rosa Maioli, o evento representa não apenas a ponte entre a cultura italiana e a cultura capixaba, mas também, mostra a importância de fortalecer as histórias do povo italiano que fez do Espírito Santo sua segunda casa.
Mais Conexão Safra
“A nossa cultura, mesmo fora do nosso país de origem, segue viva e forte, basta visitar e vivenciar as nossas colônias italianas, que estão espalhadas pelo território capixaba, como Santa Teresa, Santa Leopoldina e Aracruz. Por isso, o nosso Festival da Cultura Italiana reuniu toda a vivência e história dos italianos e seus descendentes, que permanecem aqui no Espírito Santo até os dias de hoje”, afirma a presidente da Comunità Italiana, entidade cultural que organiza o evento.
O Governador do Estado, Renato Casagrande, disse que a história da Imigração Italiana começou aqui no estado do Espírito Santo, quando os primeiros italianos, fugindo da guerra, vieram para o Brasil e chegaram aqui no nosso Estado. “Hoje é dia de reconhecer o caminho de oportunidades que muito contribuiu para o desenvolvimento do nosso Estado. Viva a cultura italiana, viva o Espírito Santo”.
Já o cônsul geral da Itália no Rio de Janeiro, Massimiliano Lacchini, se surpreendeu com a força da cultura italiana no Espírito Santo. “Nunca, em 25 anos de carreira, nunca vi tanta Itália em um país fora da Itália. Essa é a melhor representação dos valores, tradições, do compromisso, com a integração do povo brasileiro e capixaba. Para mim, é como seu eu estivesse na minha segunda casa, na segunda Itália, é uma honra poder estar aqui com todos vocês. Vamos apoiar, como puder, o Espírito Santo”.