Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Cotações
Confira as cotações do café, boi e hortifruti de 28 de novembro

Inspirado pela história da imigração italiana no município de Venda Nova do Imigrante, o Sebrae/ES fez uma verdadeira imersão no caminho desses imigrantes e se deparou com tudo o que há na localidade de Pindobas. Assim nasceu o projeto do Distrito Turístico de Pindobas. Estrategicamente localizado na rodovia Pedro Cola, ali foi construída a primeira igreja da região.
No entorno também está sediado o casarão da família Scabello, que tem 270 anos “e onde ainda estão presentes vestígios de toda uma história que gostaríamos de resgatar por meio desse território que estamos chamando de distrito de Pindobas”, explica a gerente da Regional Serrana do Sebrae/ES, Patrícia Cangussu.
O Complexo Turístico de Pindobas contempla espaço de experiência sobre a saga do imigrante italiano, o galpão onde será instalado o Museu da Imigração (MIM), área de eventos e espaço gastronômico, entre outros, e passa a ser a sede do Polo Sebrae de Turismo de Experiência. Segundo Patricia, o direcionamento estratégico para desenvolver o local prevê o fortalecimento da governança e de políticas públicas; a realização de estudos de oportunidades de negócios e o estímulo a investimentos; a ampliação da infraestrutura de apoio ao turismo; e o desenvolvimento da oferta de produtos de experiência no turismo.

Parte importante desse complexo, a “Casa Nostra” surgiu na RuralTurES 2023 como um piloto idealizado pelo Sebrae/ES em parceria com a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante e o Montanhas Capixabas Convention & Bureau e aparece como o novo atrativo turístico e cultural do Espírito Santo. O espaço oferece aos visitantes a experiência de vivenciar os costumes e tradições de uma típica casa de família italiana”, conta. Com visitas guiadas aos finais de semana que devem ser previamente agendadas, o espaço também oferece a alternativa de visita autoguiada, em que o visitante percorre os ambientes, conhecendo um pouco da história da imigração italiana na região.





