Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades
Nós últimos dois dias, uma equipe do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) foi até o interior do estado para conversar com os produtores rurais e representantes dos serviços de inspeção municipal (SIMs) sobre a nova lei da agroindústria, recentemente aprovada pelo governador Paulo Hartung.
As reuniões foram realizadas em Linhares, nessa quarta (06), e em Cachoeiro de Itapemirim nesta quinta-feira (07). O objetivo foi abordar as mudanças na legislação que dispõe sobre o registro, a inspeção e a fiscalização das agroindústrias de pequeno porte que fabricam produtos e subprodutos de origem animal. Também foram apresentadas a documentação necessária para o registro e os benefícios dos novos procedimentos para o produtor
De acordo com o diretor-presidente Idaf, Júnior Abreu, as diretrizes anteriores foram formuladas com foco na produção de larga escala, tornando a inserção dos pequenos produtores difícil e onerosa. “A ideia é desburocratizar, mas com a garantia de inocuidade e qualidade sanitária dos produtos de origem animal ofertados para o consumo da população capixaba ”, disse Abreu.
Com a nova legislação, aproximadamente 600 empreendimentos em todo o estado terão a oportunidade de sair da informalidade e ampliar o mercado.
A Lei Estadual nº 10.837/2018 foi sancionada pelo governador Paulo Hartung no dia 09 de maio e publicada no Diário Oficial no dia 10 do mesmo mês.
fonte: IDAF ES





