pube
Agronegócio

Prazo final para inscrições ao Curso Técnico em Agronegócio do Senar

por Redação Conexão Safra

em 08/02/2018 às 0h00

3 min de leitura

Prazo final para inscrições ao Curso Técnico em Agronegócio do Senar

Alunos do Curso Técnico em Agronegócio do Senar no polo de Luís Eduardo Magalhães (BA)



pube

Vence nesta sexta-feira, 09/02, o prazo para as inscrições ao processo seletivo para o
Curso Técnico em Agronegócio do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Até o momento mais de 17 mil candidatos já concorrem às 3.020 vagas oferecidas em 90 polos de apoio da Rede e-Tec Brasil no SENAR, espalhados por 23 estados e o Distrito Federal. A concorrência varia de acordo com a proporção entre o número de vagas e candidatos inscritos em cada polo. Nesta seleção a maior disputa ocorre em Salvador e Brasília.

A grande procura reflete o conceito altamente positivo do curso oferecido pelo Senar desde 2015, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e, agora também com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Os alunos são os primeiros a elogiar a qualidade do curso, que associa as vantagens do ensino a distância e presencial. Alessandra Barreto, aluna do polo de Carira (SE), considera esse um casamento perfeito.

“A estrutura do curso on-line nos proporciona acesso a vários caminhos, com informações preciosas sobre agronegócio, vídeos, download de apostilas, biblioteca virtual com acervo vasto. Tudo estimula o aluno a querer aprender cada vez mais. E, durante os encontros presenciais e os dias de visita ao campo, aproveitamos para sanar as dúvidas e colocar em prática toda a teoria apresentada. Ver a prática no início do curso fez toda a diferença, não teve laboratório melhor ”.

Visão empreendedora

Oitenta por cento das aulas do Curso Técnico em Agronegócio ficam disponibilizados na internet. Porém o aluno precisa se programar também para encontros periódicos nos polos de ensino. São momentos para reforço do conteúdo, provas e aulas de campo, quando as turmas visitam fazendas ou agroindústrias, tendo a oportunidade de integrar teoria e prática. A duração do curso é de
1.230 horas-aula.

Alessandra está entrando em seu terceiro período. Ela conta que inicialmente pensava apenas em ganhar conhecimento para ajudar a família na pequena propriedade onde cultiva um coqueiral. No entanto, à medida que foi conhecendo melhor o agronegócio, desenvolveu seu espírito empreendedor e passou a ver mais longe. “Comecei a pensar em como beneficiar esse coco. A primeira ideia foi produzir óleo extra virgem. Mas hoje adquirindo vários conhecimentos com o curso, já elaboro, farinha de coco, sabonetes, leite e entre outros ”.

Além da visão empreendedora, Alessandra, agora também domina com mais segurança o trato com a terra. “Aprendi a importância da análise do solo, da sua manutenção, dos cuidados com o meio ambiente, a importância da agricultura orgânica e vários leques de abrangência do agronegócio. Vejo uma equipe de tutores do Senar muito comprometida, traçando objetivos e preparando o aluno para o mercado de trabalho atendendo às nossas expectativas ”.

Na disputa pelas vagas ao Curso Técnico em Agronegócio têm prioridade as categorias profissionais indicadas pelo Ministério da Agricultura (MAPA). A classificação é feita com base no desempenho do candidato durante o Ensino Médio, sendo por isso exigido o histórico escolar. O edital do concurso está publicado no site
http://etec.senar.org.br/ , onde são feitas as inscrições.


fonte: SENAR

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!