Mais lidas 🔥

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Após derrubada de vetos
Nova Lei de Licenciamento Ambiental aumenta responsabilidade do produtor rural

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Cotações
Café, boi e hortifruti: confira as cotações do dia 9 de dezembro

A economia capixaba fechou o terceiro trimestre de 2025 com o agronegócio como o grande responsável pelo bom desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no acumulado do ano. Segundo o Indicador Trimestral de PIB do Espírito Santo, divulgado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Agropecuária avançou 11,1% no período, o maior crescimento entre todos os setores da economia estadual.
O impulso veio, principalmente, da expectativa de safra de café conilon, cuja produção deve crescer 30,5% em 2025. Embora o arábica apresente retração de 14,7%, o peso do conilon foi determinante para elevar o ritmo da atividade no campo e, por consequência, influenciar todo o comportamento econômico do estado.
O desempenho do agro sustenta o crescimento de 3% do PIB capixaba no acumulado do ano, acima da média nacional (2,4%). No comparativo com o mesmo trimestre de 2024, o estado também ficou à frente do país, com alta de 2,6% contra 1,8% do Brasil.
Apesar da retração de 2,6% da agropecuária na passagem entre trimestres(um movimento sazonal esperado após picos produtivos), o setor manteve ampla vantagem sobre a indústria (3,3% no ano) e os serviços (2,0%). Essa força do campo se reflete em diversos elos da economia, do comércio ao transporte, evidenciando a capacidade do agronegócio de irradiar dinamismo para outros segmentos.
O documento também destaca que o PIB nominal do Espírito Santo alcançou R$ 62,3 bilhões no terceiro trimestre, somando R$ 242 bilhões nos últimos quatro trimestres. Essa trajetória é impulsionada tanto pelo crescimento real quanto pelo comportamento dos preços.





