Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

“
Brasília –Startupsdo ramo de agronegócios terão uma oportunidade inédita de apresentar ideias e propostas para dar soluções a problemas da cadeia de produção de grãos. Foi lançado nessa sexta-feira (16), no estande doSebraenaCampus Party Brasília, o editalCamp de Ecoinovação Agrotech: Sustentabilidade para a Cadeia de Grãos, dentro de uma parceria desenvolvida pelo Sebrae com Embrapa e a ONU Meio Ambiente. Ao todo, serão selecionadas 20 propostas inovadoras, sendo dez oportunidades de ideias de empreendedores e dez voltadas parastartupsem operação.
As propostas devem estar alinhadas à solução de problemas ou oportunidades do setor, tais como: emissão de carbono, perdas e ineficiências, resíduos, energia, agroquímicos, recursos hídricos, conservação do solo e soluções corporativas. “Isso não só vai reduzir o impacto ambiental, mas melhorar a competitividade do agronegócio de grãos brasileiro ”, disse o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Vinicius Lages, que participou do lançamento.
Também presente no lançamento, a chefe do Departamento de Tecnologia da Informação da Embrapa, Edméia Andrade, afirmou que o “nosso papel (Embrapa) é trazer dados para que as pessoas possam propor ideias que reduzam impactos no meio ambiente ”. Também participou do lançamento a coordenadora de Projetos da ONU Meio Ambiente, Regina Cavani, que destacou a necessidade dos países de “enfrentar os desafios ambientais por meio de iniciativas de ecoinovação ”.
Quem garantir o primeiro lugar na categoriastartupsganhará o direito de participar de uma feira com foco em sustentabilidade, em Paris, ainda este ano. Já a vencedora na categoria de ideias ganhará a oportunidade de participar da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo(CASE). Todo o regulamento já está disponível e as inscrições, que são gratuitas, podem ser realizadas até dia 16 de julho, peloPortal do Sebrae.
Atividades
O tema do agronegócio também foi tratado no painel Agrotech: a transformação digital contribuindo para um agronegócio sustentável. Durante a atividade, no Palco Empreendedorismo, foram discutidos aspectos relacionados à inovação em agricultura em tempos de tecnologia, ao compartilhamento de ideias e à importância dasstartupsneste processo.
De modo geral, um dos pontos centrais é o desafio de aprender a conservar o meio ambiente ao mesmo tempo em que se investe e estimula ideias inovadoras sem causar prejuízo à cadeia de valores que envolve toda a produção de grãos. Participaram do debate Alexandre Ambrosini (Unidade de Atendimento Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade/Sebrae), Regina Canavi (ONU Meio Ambiente), Celso Moretti (Embrapa) e Guilherme Portanova (do projeto Planteiner). A mediação foi de Demian Condé (Unidade de Atendimento Agronegócios/Sebrae).
Também no Palco Empreendedorismo, houve apresentação do tema De Brasília para o mundo: pensar global faz toda diferença, painel mediado por Márcio Brito (Unidade de Atendimento Comércio e Serviços/Sebrae) com participação do diretor executivo da empresa Intuit no Brasil, André Macedo, e do empreendedor em série Felipe Neuwald.
Além disso, o dia teve mais competição no Sebrae Like a Boss, desafio que está selecionando as melhoresstartupsentre 31 pré-escolhidas &ndash, o resultado final será conhecido neste sábado (17),meetupssobre agronegócios e impacto social, apresentação de casos empreendedores de sucesso,workshops, e o Demoday Hackaton, entre diversas outras atividades desenvolvidas pelo Sebrae.
Confira toda a programação do evento nosite da Campus Party.
Fonte:http://www.agenciasebrae.com.br





