Norte capixaba visa a aumentar produtividade com irrigação
por Assessoria de Comunicação Faes
em 19/06/2024 às 5h00
3 min de leitura
Pela primeira vez, no dia 15 de junho foi comemorado o Dia Nacional da Agricultura Irrigada. A data foi instituída por lei em março deste ano, como meio de destacar a importância e a necessidade da irrigação para a população. No Espírito Santo, a criação do Polo de Agricultura Irrigada do Norte Capixaba faz com que a data ganhe ainda mais relevância.
A agricultura irrigada desempenha um papel crucial na economia do Estado. O Polo, criado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) visa beneficiar 32 municípios capixabas, com uma projeção de 405 mil hectares irrigados até 2040, atingindo positivamente mais de 1 milhão de pessoas, de acordo com dados do MIDR.
Com o objetivo de aumentar a produtividade e a eficiência das atividades agrícolas regionais, a criação do polo é considerada um passo significativo para a economia da região, que depende consideravelmente da agricultura.
Além de permitir que agricultores mantenham a produtividade das culturas mesmo em períodos de escassez hídrica, garantindo assim estabilidade da produção agrícola, a irrigação ainda influencia diretamente na segurança alimentar e na sustentabilidade no campo.
Irrigação capixaba
Com a criação do Polo de Agricultura Irrigada espera-se um desenvolvimento ainda maior da agricultura na região norte capixaba, que é conhecida por sua produção de café conilon, devido a alta produtividade e qualidade.
Outras culturas também fazem parte da região, como pimenta-do-reino, mamão papaia e laranja. Com destaque para a produção de soja, que já apresenta uma produtividade 50% superior à média nacional nos municípios de Montanha e Pinheiros, desde a criação do Polo.
O Espírito Santo é o primeiro estado a criar uma data de valorização à agricultura irrigada. O dia 15 de junho, assim como a data nacional, foi escolhido estrategicamente por estar próximo ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e pela proximidade com o início do período seco no estado.
Produtores capixabas e de todo o Brasil podem ter acesso à informações diversas sobre a agricultura irrigada: o Wikirriga disponibiliza gratuitamente dados e pesquisas sobre assuntos relacionados, como sistemas e projetos de irrigação.
Mais Conexão Safra
Treinamentos Senar-ES
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) disponibiliza treinamentos de Formação Profissional para os agricultores capixabas interessados em se aprofundar mais no assunto. São eles:
Irrigação: Fertirrigação, Quimigação e Reúso de Água Módulo V
Irrigação por gotejamento e microaspersão
Irrigação: Gestão e Manejo Módulo I
Trabalhador na Operação e Manutenção de Sistema de Irrigação
Caso queira participar, basta entrar em contato com o Sindicato Rural do município para informações sobre disponibilidade e dados do curso de interesse.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!