Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Produtores rurais de associações de Dores do Rio Preto, na Região do Caparaó, receberam na última sexta-feira (22) equipamentos para utilizar na agricultura e aumentar a produção em pequenas agroindústrias.
Em solenidade realizada no Centro da município, foram entregues um trator agrícola, batedeira de grãos e um secador para cafés especiais, entre outros. O material, com um valor aproximado de R$ 700 mil, é fruto de emenda parlamentar ao Orçamento estadual e de acordo de cooperação entre a Prefeitura de Dores do Rio Preto e o governo do Estado.
“São equipamentos que vão fortalecer ainda mais a agricultura familiar. Isso dá um prazer danado, porque o dinheiro que a gente transforma em emenda é do povo. E nós temos que saber cuidar disso com muito zelo”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos (Podemos).
Associações de produtores
A Associação de Produtores Rurais da Comunidade do Cerro (Apruc), que atua principalmente na produção de café, recebeu máquinas como um trator agrícola e uma batedeira de grãos. O presidente da associação, Paulo Roberto Soares, disse que todos os itens serão muito importantes para que o grupo, com cerca de 80 associados, aumente a produção.
“Nossa associação existe há 24 anos e nosso trabalho é duro. Temos cerca de 80 associados. A chegada desses equipamentos é muito importante, porque com certeza vai ajudar no nosso dia a dia”, avaliou o presidente da Apruc.
À Associação de Produtores Rurais de Pedra Menina (Aprupem) foi um torrador e uma centrifuga de café especiais. Já para a Associação de Produtores Rurais da Comunidade Parada Pimentel (Apropel) foi destinado maquinário para montagem de uma pequena padaria.
“As associações são um instrumento que o poder público tem para identificar as demandas e eleger as prioridades. Esses equipamentos valorizam a agricultura familiar. Hoje, junto com o turismo, a produção de café especiais é uma das grandes referências dessa região do Caparaó”, opinou o deputado estadual Coronel Welinton (PRD), que também participou da solenidade.
O prefeito de Dores do Rio Preto, Cleudenir José de Carvalho Neto (PP), valorizou a ação conjunta da prefeitura, governo do Estado e Assembleia Legislativa.
“Esse ato de hoje é muito importante para uma cidade pequena igual a nossa, que vive da agricultura familiar. É muito importante fazer essa entrega para as associações. Quando a Assembleia Legislativa e o governo do Estado manifestam esse apoio aos municípios pequenos e nós conseguimos fazer essa entrega para as associações, é muito importante”, concluiu o prefeito.




