A união de forças que criou oito circuitos de turismo rural no ES
Programa “Produção Rural Associada ao Turismo” atua na estruturação de oito circuitos no ES e já capacitou 200 produtores rurais
por Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
em 11/08/2021 às 9h28
4 min de leitura
O Sistema Faes/Senar-ES/Sindicatos Rurais contribui para a criação de oito circuitos no Espírito Santo. Por meio do Programa de Turismo Rural “Produção Rural Associada ao Turismo”, 200 produtores já se capacitaram desde 2017 para formação de redes de cooperação para o turismo. Graças ao programa, pelo menos 40 novos empreendimentos, entre restaurantes, pousadas e cafeterias, surgiram para gerar renda no meio rural.
São ofertados seminários, cursos de formação profissional e acompanhamento individualizado em áreas como: planejamento de evento promocional, prospecção de mercado, roteiro de reconhecimento, construção de folheteria, gestão visual de empreendimentos turísticos rurais, redes de cooperação e mercado, roteirização e comercialização, turismo rural módulos I e II, hospedagem rural (cama e café) e um capítulo dedicado às mulheres em campo.
Segundo o consultor contratado pelo Senar/ES, que também atua no Sebrae/ES, João Márcio da Rocha, a metodologia é aplicada em três fases, sendo uma por ano, num total de 30 ações. A primeira fase consta da intervenção no território, planejamento e gestão. Já a segunda é dedicada à formação de redes de cooperação para o turismo (circuitos e roteiros) e mercado, enquanto a última, à roteirização e comercialização.
Em função da pandemia, os trabalhos em campo ficaram restritos e várias ações migraram para plataformas on-line. “Existem territórios onde a intervenção promove o empoderamento dos participantes, uma vez que são carentes de informação e acompanhamento gerencial da parte de parceiros públicos”, destaca o consultor.
Um dos projetos que superou as expectativas do Senar-ES é o Circuito Águas Ardentes, em São Roque do Canaã. Os treinamentos com produtores rurais de 20 empreendimentos começaram em 2020 e já colhe resultados. “Os empreendedores já estão trabalhando por conta própria, criaram a marca do Circuito e vão lançar folheteria digital ainda neste ano”, afirma João Márcio.
A responsável pelo Circuito Águas Ardentes, Joyce Aparecida Zanetti, fala da satisfação de participar do Programa de Turismo Rural. “O Senar-ES é nossa escola de profissionalismo, a mais empenhada que já vi. Estamos amando porque é muito importante para o nosso município fazer com que o turista venha, veja as coisas boas que temos e faça a economia local girar. Aqui ele vai adquirir produtos de qualidade, da agricultura familiar, artesanais e com tradição das famílias de São Roque”.
O próximo circuito de turismo rural a ter a contribuição do Senar-ES será o Agroturístico de Guarapari, com apoio da prefeitura local. Empreendedores rurais irão receber capacitação e formação para o turismo no interior do município conhecido pelas praias.
O momento ainda é delicado para mensurar os resultados econômicos dos novos empreendimentos de turismo rural. No entanto, avalia o consultor João Márcio da Rocha, as novas perspectivas do turismo no Espírito Santo são de proximidade e de isolamento, ou seja, turistas buscando destinos mais próximos para o lazer.
“Sempre orientamos os empreendedores a cumprirem todos os protocolos sanitários para continuarem a receber turistas. Em Marechal Floriano, por exemplo, as pousadas deram a volta por cima e estão otimistas com a retomada este ano”, diz.
Circuitos formados com auxílio do Senar-ES
Encantos do Cricaré – São Mateus, Jaguaré, Nova Venécia
Comunidade Alto Boa Vista – Cachoeiro de Itapemirim
Mais Conexão Safra
Circuito Caminhos da Serra e do Verde – Dores do Rio Preto e Guaçuí
Circuito Turístico nos Trilhos de Araguaia – Marechal Floriano
Circuito Vale do Verde – Marechal Floriano
Circuito dos Imigrantes – Anchieta
Circuito Caminho dos Tropeiros – Ibatiba
Circuito Águas Ardentes – São Roque do Canaã
*Novo: Circuito Agroturístico de Guarapari
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!