pube
Agro Rio de Janeiro

Rio terá a primeira usina de biometano a partir da cana-de-açúcar

por Leandro Fidelis

em 10/10/2023 às 10h38

2 min de leitura

Rio terá a primeira usina de biometano a partir da cana-de-açúcar

De acordo com as empresas envolvidas no projeto, a agroindústria fluminense já foi maior em produção de cana-de-açúcar e pode retomar uma posição melhor. (*Foto: Leandro Fidelis/Arquivo 2022- Imagem com direito autoral. Proibida reprodução sem autorização)

A Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), em parceria com a ZEG Biogás e o Porto do Açu, deu um passo significativo em direção a uma energia mais sustentável. Por meio de um memorando de entendimento, as empresas estão planejando a construção da primeira usina de biometano a partir da cana-de-açúcar no Estado.

pube

Os estudos da ZEG Biogás indicam que o projeto terá custo estimado de cerca de R$ 60 milhões, com a decisão de investimento prevista para o primeiro trimestre de 2024. Com a operação comercial programada para iniciar em 2025, a usina terá uma capacidade de produção de 5 milhões de metros cúbicos por ano.

O grande destaque é o uso inovador da vinhaça, um subproduto da cana-de-açúcar, na geração de biogás e produção de biometano. Além disso, a possibilidade de explorar outros substratos para expandir o projeto no futuro é uma perspectiva.

Com a abundância prevista de biomassa na região nos próximos anos, os investimentos e a oferta de biometano para o mercado podem ser ampliados, contribuindo assim para a transição energética e o desenvolvimento de projetos industriais de baixo carbono no Porto do Açu. (*Com informações do Jornal “Valor Econômico”- 05/10/2023)

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!