Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Rio de Janeiro recebeu nesta quarta-feira (23 de março) os principais líderes do setor alimentício na Super Rio Expofood, no Riocentro. A feira, que foi aberta hoje (21), reúne novos produtos, modelos de negócios e inovações para o varejo alimentício. Durante a cerimônia, o presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, anunciou que o Rio de Janeiro receberá em breve mais um importante evento para o setor. Em 2023, a convenção latino-americana de supermercados será realizada na Cidade Maravilhosa.
“O evento terá a presença de 17 países da América Latina, mais Estados Unidos e Caribe. É uma alegria enorme fazer este anúncio na abertura da Super Rio Expofood, depois de dois anos tão difíceis. Durante a pandemia, o setor mostrou sua importância. Além de ter abastecido a população com maestria, também foi fundamental para gerar emprego e renda. Somente para esta feira, geramos 8 mil empregos diretos e indiretos”, disse o presidente da ASSERJ.
Para o presidente da Associação Latino-americana de Supermercados, Christian Cieplik, a convenção latino-americana de supermercados será uma oportunidade de estreitar os laços entre os países, unindo comércio, indústria e autoridades.
“A pandemia nos ensinou muitas coisas, entre elas que o abastecimento da população é um desafio. Entendemos que precisamos atuar de forma complementar, para garantir o abastecimento eficaz das nossas populações, com os melhores preços, e gerar postos de trabalho”, afirmou Simpliss.
Representando o governador Claudio Castro na abertura do evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinicius Farah, destacou a importância do segmento supermercadista para a economia fluminense.
“O setor que está presente no evento é peça fundamental neste momento de retomada que estamos vendo no Rio de Janeiro”, defendeu Farah.
Já o secretário municipal Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, que representou o prefeito Eduardo Paes na cerimônia, destacou a resiliência do setor, que impulsionou a geração de empregos durante a pandemia e agora deixa sua marca também na retomada de eventos na cidade.
“O Estado do Rio virou referência nacional na vacinação e graças a esse sucesso estamos vendo a retomada da normalidade de nossas atividades presenciais”, disse o secretário.
Também participaram da cerimônia de abertura da 32ª Super Rio Expofood o secretário de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro, Nelson Rocha; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, e o deputado federal Christino Áureo.
Imex Trade
O primeiro dia da Super Rio Expofood também contou com a inauguração do Imex Trade, espaço exclusivo para negócios internacionais na feira. Esta é a primeira vez que a feira conta com um setor dedicado a contribuir para que o varejo do Estado do Rio de Janeiro amplie seus negócios no mercado internacional, com espaços para ativações, exposição, área de conteúdo, rodada de negócios, investimentos, importação e exportação e palestras.
Após a abertura do Imex Trade o presidente da ASSERJ foi o palestrante de um programa no stand da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), “Do produtor ao mercado”, assistido presencialmente por 40 produtores rurais e bolsistas do programa de agropecuária da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado (Faperj) e transmitido para 40 municípios do Estado do Rio pelo YouTube. Fábio Queiróz explicou que os produtores rurais fluminenses podem oferecer seus produtos diretamente aos supermercados, e anunciou que a ASSERJ iria apoiar viabilizando o agendamento com três associados. “Durante a pandemia já realizamos uma aproximação dos produtores rurais com os supermercados”, destacou.
Sobre a Super Rio Expofood
Realizada pela ASSERJ e pela Base Promoções, a 32ª edição da Super Rio Expofood marca a retomada de eventos de negócios do varejo no Brasil. Cerca de 500 expositores apresentam as novidades do setor alimentício, que prometem inovar e movimentar ainda mais o segmento. Considerado um dos maiores eventos do segmento da América Latina, a feira é uma oportunidade para os principais líderes do setor alimentício entrarem em contato com expositores da indústria e fornecedores, fechando negócios, estreitando relacionamento e compartilhando conteúdo. Durante os três dias de evento, são esperados 40 mil visitantes, mais de 100 painéis de conteúdo e 130 palestrantes.





