Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Com objetivo de reunir os cafeicultores e mostrar a variedade e a qualidade dos cafés produzidos na região, será realizada nesta sexta-feira (09) e sábado (10), a 2ª Mostra dos Cafés Especiais do Alto Noroeste.
O evento, que é uma realização do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), junto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), acontecerá durante o Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal, em Bom Jesus do Itabapoana,
Sessenta e um cafeicultores das categorias “Via Úmida” e “Via Seca” foram inscritos, destes, seis foram selecionados para participarem do evento. A comissão julgadora dos cafés será composta por participantes do evento e do júri técnico, que vão degustar o café sem a devida identificação, para que possam tomar notas e escolher o seu preferido. Para cada categoria será eleito um café, que receberá premiação, troféu, certificado e um laudo sensorial emitido pelo júri técnico.
“Eventos como estes valorizam os cafés de alta qualidade, evidencia o potencial do agricultor e incentiva a continuidade da busca da excelência na produção. Cada vez mais, esses profissionais do campo precisam desse tipo de espaço, pois faz com que transmitam conhecimentos sobre a produção, além de despertar a curiosidade e o interesse dos consumidores. Afinal, o café é um produto que faz parte da cultura brasileira e é referência na agricultura do Noroeste Fluminense, destacou Vinicius Viana, secretário executivo do Cidennf.
A mostra visa identificar, conhecer e promover os agricultores que produzem café arábica de qualidade, com o intuito de fortalecer e valorizar a cafeicultura do Alto Noroeste Fluminense. Segundo Luiza Junger, supervisora local da Emater-Rio, o evento incentiva a adesão à produção de cafés de qualidade, em função da agregação de valor a ser obtida pela qualidade do produto, permitindo a conquista de novos mercados e, consequentemente, a sustentabilidade da cadeia produtiva.
“A 2ª mostra de cafés especiais do alto noroeste do Rio de Janeiro é uma continuidade do trabalho desenvolvido na cafeicultura nos municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Porciúncula e Varre-Sai nos últimos anos. A mostra é uma oportunidade para que os produtores possam expor o resultado de seu trabalho, alcançando melhores mercados”, Luisa Junger, supervisora local da Emater-Rio.
A 2ª Mostra dos Cafés Especiais do Alto Noroeste é uma promoção do Cidennf e a Emater-Rio, com apoio da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, da Prefeitura Municipal de Porciúncula, da Prefeitura Municipal de Varre-Sai, do IFF campus-Bom Jesus do Itabapoana, da AL Qualis Jr., do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, do SEBRAE-RJ e da Cooperativa de Produtores de Café do Noroeste Fluminense.




