Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Foi assinado pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) do Rio de Janeiro, Dr. Flávio, o convênio que prevê a aquisição de veículos para a Emater-Rio. Essa conquista contou com apoio da Seappa e empenho da subsecretária Fernanda Giambroni, viabilizando uma liminar construída com o Procurador Geral do Estado e submetida ao STF.
Esse acordo tem parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e busca a estruturação das equipes locais da Emater-Rio com o maior número de atendimento a agricultores familiares.
Através da aquisição desses veículos, a Seappa pretende aumentar e qualificar, ainda mais, a capacidade de atendimento aos agricultores rurais do Rio de Janeiro, assim como suas organizações sociais e produtivas locais, buscando o desenvolvimento agrário e comunitário.
Gerente Técnico Estadual de Negócios e Negociações, Fernando Moreira participou de todas as etapas até que a assinatura do convênio acontecesse oficialmente. Segundo ele, esse acordo é um marco para a história da Emater-Rio.
“Renovar parte da frota de veículos permitirá a melhoria da mobilidade dos técnicos às visitas a unidades de produção, nas ações rotineiras do atendimento de serviço de ações de formação e capacitação de caráter não continuado aos escritórios locais da Emater-Rio beneficiados. Afinal, desde 2010 não são adquiridos veículos por meio de convênios e os obtidos mais recentemente foram cedidos pelo Rio Rural, em 2016. Esses veículos são necessários para trabalhos como a emissão de documentos aos agricultores familiares, articulação dos produtores, como o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), canais de comercialização, além de outros documentos, como Atestado do Produtor, Boletins de Produção e Carteira do Produtor Rural”, afirma o gerente.
Em janeiro, na sede da Emater-Rio, no Horto Botânico de Niterói, Seappa, Emater-Rio e MDA farão uma cerimônia para marcar a assinatura dessa importante conquista.





