Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

Venda Nova do Imigrante, na região Serrana do Espírito Santo, vai contar com uma safra recorde de feijão neste ano. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o grão teve um crescimento expressivo no município, priorizando áreas antes dedicadas à olericultura, cujos cultivos migraram para as estufas.
Com uma área de 700 hectares dedicada ao plantio de 30 variedades de feijão, a safra estimada é de incríveis 1,7 milhão de quilos. O clima favorável foi um aliado importante nesse sucesso, resultando em “lavouras bonitas e promissoras”, conforme o coordenador do escritório local do Incaper, Evaldo de Paula. Os agricultores estão otimistas, prevendo uma colheita de aproximadamente 28 mil sacas do grão, cada uma pesando 60 kg.
O aumento da área de cultivo de feijão em Venda Nova foi de quase 20% nos últimos seis anos, enquanto o da produção, de quase 400%. Segundo o último Censo Agropecuário do IBGE, de 2017, a área total abrangia 595 ha, resultando em uma produção de 431 toneladas naquele ano, com um rendimento médio de 724 kg/ hectare. O mesmo levantamento apontava um total de 189 estabelecimentos dedicados à produção de feijão.
Venda Nova do Imigrante é um município com forte diversificação agrícola. Existem trabalhos constantes com as principais culturas na área de fruticultura como abacate, citros, uva, entre outras frutas. Conta com uma variedade de culturas alimentares como mandioca, milho e feijão, e diversas hortaliças dentro da olericultura, como as folhosas, morango, repolho, inhame, tomate e pimentão.





