pube
Agricultura

Oficina em Alfredo Chaves busca impulsionar a produção de banana no ES

por Assessoria de Comunicação da Seag

em 08/08/2023 às 11h04

2 min de leitura

Oficina em Alfredo Chaves busca impulsionar a produção de banana no ES

*Foto: Divulgação Seag

Com 397 mil toneladas colhidas no último ano, o Espírito Santo é o sétimo maior produtor de banana do País. Para potencializar ainda mais o setor e aumentar a produtividade, uma oficina técnica foi realizada nesta segunda-feira (07), em Alfredo Chaves, como parte do cronograma de elaboração do Plano de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag 4).

O objetivo do encontro foi identificar os problemas e as potencialidades da produção de banana no Estado para propor ideias de desenvolvimento para os próximos dez anos. As diretrizes farão parte do Pedeag 4, que está sendo coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

pube

O Pedeag visa ser um referencial para o desenvolvimento das principais cadeias produtivas da agricultura, pesca e pecuária, de modo a integrar programas, projetos e ações entre os setores público, privado e não governamental.

A oficina técnica desta segunda-feira (07), realizada na Secretaria Municipal de Educação de Alfredo Chaves, contou com a participação de especialistas no cultivo e produtores de banana da região, além da equipe da Seag e do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

“A produção de banana é uma importante atividade econômica e social no Espírito Santo, gerando renda e emprego em diversas regiões. Somente em 2022, o valor da produção no Estado foi de R$ 686 milhões, aumentando o acesso no mercado internacional. Sabemos que essa cadeia produtiva tem potencial para crescer ainda mais, principalmente em produtividade. Por isso, o intuito do Governo do Estado é dialogar e ouvir as necessidades do setor para propiciar o desenvolvimento com inovação tecnológica e sustentabilidade”, destacou Enio Bergoli.

A área de produção de banana vem crescendo no Espírito Santo. O Estado saltou de 22.330 hectares de área colhida em 2014 para 28.597 hectares em 2022. A produtividade, no entanto, se manteve em média semelhante, variando de 13,2 mil toneladas por hectare para 13,9. Já a exportação da fruta rendeu aos produtores do Estado 729,6 mil dólares em 2022, com a venda de banana, principalmente para Uruguai e Argentina.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!