pube
Agricultura

Como comprar, conservar e consumir pimenta jalapeño

por Embrapa

em 03/12/2020 às 16h07

6 min de leitura

Como comprar, conservar e consumir pimenta jalapeño

Pimenta Jalapeño Mexicana em Presidente Prudente SP à venda. 300381

A pimenta jalape&ntilde,o pertence à mesma espécie do pimentão. Originária do México, o seu nome homenageia a cidade de Jalapa, capital de Vera Cruz. Muito popular na América do Norte, a jalape&ntilde,o é considerada uma das melhores pimentas para molhos, em razão da grande espessura de sua polpa. No Brasil, começou a ser cultivada na década de 1990 no noroeste de Minas Gerais e de São Paulo. Hoje é muito plantada na região de Catalão, no estado de Goiás. Em geral, os plantios são próximos às indústrias processadoras de molhos de pimentas.

Como comprar

A característica mais marcante da jalape&ntilde,o é a presença de estrias de cor clara na casca do fruto, parecendo cicatrizes de ferimentos. A quantidade de estrias pode diferir de acordo com as variedades e com as condições de cultivo. A casca pode ter diferentes tons de verde no fruto imaturo, passando a amarela, laranja ou vermelha quando amadurece. Porém, no mercado brasileiro, predomina a comercialização de jalape&ntilde,o de cor verde-escuro ou vermelha. A produção brasileira de jalape&ntilde,o tem oferta concentrada entre agosto e novembro.

Os frutos têm formato cônico com ponta arredonda, com cerca de 7 cm de comprimento e 3 cm de largura. Os frutos são carnosos, com polpa grossa, e as sementes são de cor creme.

Escolha os frutos com cuidado para não machucá-los. Selecione aqueles com casca brilhante e sem áreas moles e machucadas. Eles devem parecer firmes quando tocados com cuidado.

A ardência da pimenta jalape&ntilde,o é considerada mediana, sendo menos picante que a malagueta. Na escala que mede a ardência das pimentas, ela tem em torno de 30.000 SHU &ndash, Unidades de Calor Scoville. Seu aroma é semelhante ao do pimentão fresco.

A jalape&ntilde,o na forma desidratada e defumada é chamada de “chipotle ”

Como conservar

Pode congelar. Mantenha os frutos em condição ambiente por dois a três dias ou coloque-os em geladeira, onde podem ser mantidos por várias semanas. É importante embalar as pimentas antes de refrigerá-las para evitar seu murchamento. Mesmo quando perdem parte do brilho e tornam-se mais flácidos pela perda de água, os frutos mantém o sabor e a ardência.

Para congelar, não é preciso fazer branqueamento. Congele as pimentas inteiras ou cortadas, em sacos de plástico ou vasilhas próprias para congelamento. Em congelador doméstico, podem ser mantidas por até seis meses.

As pimentas também podem ser desidratadas ou mantidas
em conservas à base de óleo vegetal ou de vinagre.

Como consumir

Crua ou cozida. A jalape&ntilde,o pode ser consumida crua ou cozida, tanto verde quanto madura. Os frutos tornam-se mais picantes e adocicados quando amadurecem. É comum remover as sementes antes do preparo dos pratos.

Frutos verdes podem ser preparados na forma de picles, recheados com queijo ou carne e assados como pimentão. Eles também podem ser grelhados, temperados com limão e sal e servidos como acompanhamento ( ”chiles toreados ”) ou empanados e fritos. Os frutos maduros podem ser usados em molhos caseiros e em conservas. Verdes ou maduros, podem ser usados crus, como tempero em todos os tipos de prato, assim como no preparo de geleias e “chutneys ”.

Nos EUA, é muito comum consumir picles de jalape&ntilde,o verde fatiado sobre “nachos ” e em recheios de sanduíches. No México, ela é ingrediente indispensável das “enchiladas ” (panquecas de milho) e de pratos à base de feijão, como “Frijoles estilo Chiapas ” e “Frijoles Borrachos ”. Também aparece em recheios de tacos, tortilhas, “quesadillas ” (tortillas recheadas e grelhadas) e bolinhos de milho.

Dicas

Pimentas com grau de ardência semelhante: cayenne, serrano e dedo-de-moça. Substitua todo ou parte do pimentão do vinagrete por pimenta jalape&ntilde,o. Tempere o feijão com jalape&ntilde,o madura picadinha, refogada com alho e cebola.

pube

Como fazer: pão de milho mexicano

Ingredientes

&bull, ¼ xícara de manteiga sem sal

&bull, 3 colheres (sopa) de mel

&bull, 1 xícara de farinha de milho amarela e ½ xícara de farinha de trigo

&bull, 2 colheres (chá) de fermento em pó

&bull, ½ colher (chá) de sal &bull, 2 ovos em temperatura ambiente

&bull, 1 xícara de leite misturado com 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre

&bull, 1 ½ xícara de queijo “cheddar ” ou queijo prato ou uma mistura dos dois

&bull, 1 xícara de milho-verde cozido

&bull, 1
pimenta jalape&ntilde,o grande, sem sementes e sem placenta, picada

&bull, ¼ de xícara de cebolinha-verde picada

Modo de fazer

1. Forre uma assadeira quadrada de 20 cm por 30 cm com papel-manteiga (fundo e laterais). Unte com óleo ou manteiga.

2. Derreta a manteiga, verta em uma tigela e deixe esfriar até a temperatura ambiente. Adicione os ovos à tigela com a manteiga derretida e bata até ficar homogêneo. Misture o leite e o mel.

3. Em outra tigela, misture as farinhas, o fermento, o bicarbonato e o sal.

4. Adicione os ingredientes molhados aos ingredientes secos e mexa delicadamente apenas até misturar os ingredientes. 5. Misture delicadamente uma xícara de queijo, o milho, a pimenta jalape&ntilde,o e metade da cebolinha. Deixe a massa em temperatura ambiente por 20 minutos enquanto o forno é preaquecido.

6. Despeje a massa na assadeira e alise a parte superior. Polvilhe com as cebolinhas e queijo restantes. Asse a 180 °C por cerca de 30 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Deixe esfriar na assadeira. Desenforme e corte em pedaços.

Como fazer:
“Chilli ” com carne

Ingredientes

&bull, 500 g de carne bovina moída

&bull, 3 xícaras de feijão carioquinha (pode ser vermelho, preto ou outro)

&bull, 1 cebola grande picada

&bull, 3 dentes de alho picadinhos

&bull, 1 talo de salsão picado

&bull, 1 cenoura ralada

&bull, 4 tomates, sem pele e sem sementes, picados

&bull, 1 lata de purê de tomate

&bull, 1 pimenta jalape&ntilde,o verde ou madura, sem sementes e sem placenta, picada

&bull, ½ litro de caldo de carne

&bull, 1 colher (chá) de cominho

&bull, 1 colher (chá) rasa de pimenta-do-reino moída

&bull, 1 colher (sopa) de óleo de girassol

&bull, 1 colher (chá) de orégano desidratado

&bull, 1 colher (chá) de páprica doce

&bull, 1 colher (chá) de sal

&bull, Cebolinha e salsinha picadas a gosto

&bull, 300 g de queijo prato ralado

&bull, 1 cebola-roxa picada em pequenos cubos

Modo de fazer

1. Prepare um refogado com a cebola picada e o alho no óleo aquecido. Assim que a cebola ficar transparente, acrescente a cebola ralada, o salsão e os demais temperos (jalape&ntilde,o picada, sal, cominho, páprica, pimenta-do-reino e orégano).

2. Acrescente a carne moída ao refogado obtido e cozinhe-a até ficar bem solta e com um leve dourado. Em seguida, coloque o tomate picado, o purê de tomate e a carne moída e cozinhe por cerca de dez minutos.

3. Após esse tempo, acrescente à carne refogada com tomates as três xícaras de feijão cozido e 0,5 litro de caldo de carne. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. No final do cozimento do “Chilli ” com carne, acrescente cebolinha e salsa picada a gosto.

4. Ao servir, coloque sobre o “Chilli ” com carne quente um pouco de cebola-roxa picadinha e de queijo prato ralado.

Cartilha completa aqui.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!