pube
Agricultura

Estudantes mudaram a vida de cafeicultores do ES, RJ e Minas

por Redação Conexão Safra

em 15/04/2022 às 11h07

2 min de leitura

Estudantes mudaram a vida de cafeicultores do ES, RJ e Minas

Foto: divulgação

Fundada em 2010 pelos alunos da primeira turma do curso superior de Tecnologia em Cafeicultura do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus de Alegre, no Sul do Estado a Caparaó Junior foi criada com a missão de promover melhorias na formação profissional dos estudantes por meio de consultoria e assistência técnica oferecidas em propriedades rurais, acompanhadas por um professor orientador e outros servidores do instituto.

No primeiro ano foram atendidas 2.500 famílias em cinco municípios capixabas. São produtores rurais de 35 municípios do Espírito Santo, Matas de Minas, em Minas Gerais, e da região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. “Durante todos esses anos trabalhamos com a melhoria de aspectos de manejo e produtividade, uso racional de adubo, com isso tivemos um aumento considerável de produtividade considerável tanto no arábica quanto no conilon nas famílias que atendemos”, fala o professor do Ifes  João Batista Pavesi.

pube

Algumas conquistas alcançadas ao longo desses 12 anos:

Construção de base de dados, com 110 famílias de produtores, de 16 municípios da região do Parque Nacional do Caparaó para embasar aquilo que hoje é conhecido como a denominação de Origem Caparaó, uma forma de Indicação Geográfica do café.

Vários encontros de cafeicultores, com participação expressiva dos produtores, antes da pandemia. Aos poucos estão retornando. Em 2021, o encontro foi realizado em formato híbrido.

Laboratório em parceria com Ifes para diagnosticar a qualidade física e sensorial de café. Em 2021, nos três Estados, 1.900 amostras de café foram analisadas.

Foram lançados quatro livros, grande parte derivada do trabalho de extensão dos alunos com resultados que dão suporte ao desenvolvimento da cafeicultura.

 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!