pube
Agricultura

Agricultura doa mudas de espécies nativas para produtores em Guaçuí

Entre os objetivos estão a recuperação de áreas degradadas e a proteção do lençol freático, além da regularização dos produtores do município

por Site Prefeitura

em 22/01/2020 às 14h38

2 min de leitura

Agricultura doa mudas de espécies nativas para produtores em Guaçuí

Na primeira fase do projeto foram distribuídas mais de mil mudas de espécies arbóreas nativas e frutíferas no ano passado. (Foto: *Divulgação Semag)


A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semag), de Guaçuí, ano passado, criou e implantou, em suas instalações, um viveiro para a produção de mudas de espécies nativas. O principal objetivo é atender, prioritariamente, produtores rurais do município, tendo como meta principal o incentivo à recuperação de áreas degradadas, composição e recomposição de mata ciliar e área de recarga de nascentes, tendo como consequência a proteção do lençol freático e o aumento das fontes hídricas.

pube

A secretária municipal de Agricultura interina, Carlinda Loyola, destaca que a principal meta da Semag é a busca de melhorias e o atendimento diversificado ao homem do campo. Contudo, enfatiza que o projeto tem outro objetivo que é buscar a regularização do produtor rural, o que lhe traz muitos benefícios, além de ajudar o município. “Também queremos que o produtor se regularize junto ao NAC (Núcleo de Atendimento ao Contribuinte), solicitando sua inscrição estadual e possa guiar sua produção agrícola, o que vai lhe trazer benefícios, além de colaborar no aumento da arrecadação do município, o que significa mais recursos para atender o próprio produtor ”, afirma.

Por isso, para conseguir as mudas, o produtor rural precisa comparecer à sede da Semag, onde está localizado o viveiro, para fazer um cadastro. Ele tem que apresentar sua inscrição estadual ou o comprovante da Nota Fiscal de Produção Rural.

Nesta primeira fase do projeto realizada ano passado, foram contemplados mais de 10 produtores, tendo sido entregues mais de mil mudas de espécies arbóreas nativas e frutíferas. Um novo período de cadastramento de interessados será aberto em março, com previsão de entrega de mudas em junho. “E como nesta primeira fase tivemos uma grande procura por parte dos agricultores, pretendemos aumentar a produção de mudas, para contemplarmos um maior número de produtores rurais ”, revela Carlinda.

Depois da distribuição das mudas, num segundo momento do projeto, na fase pós-plantio, a Semag vai oferecer visitas técnicas de profissionais habilitados às propriedades, que irão fazer a análise, acompanhamento e dar orientações aos produtores rurais, sob a coordenação do técnico agrícola João Costa Monteiro.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!