Mais lidas 🔥

Previsão do tempo
Primeiras ondas de frio do outono devem chegar entre maio e junho

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 09 de março

Anuário do Agronegócio Capixaba 2025
Entre moquecas e balões: o Espírito Santo que inspira

Alerta de chuva
Espírito Santo inteiro entra em alerta de perigo para chuvas intensas

Mercado do café
Conflito no Oriente Médio volta a elevar preço do café

O prefeito de Santa Leopoldina, Romero Luiz Endringer, sancionou ontem (27) a lei que institui o Dia Municipal do Gengibre (15 de maio). O projeto de lei, de autoria dos vereadores Jefferson Rodrigues e Nelson Lichtenheld, foi aprovado pela Câmara Municipal em 6 de julho com o intuito de valorizar a cultura da raiz.
O município da região serrana do Estado é um dos maiores exportadores de gengibre do país. Segundo os vereadores, cerca de 80% da produção brasileira que é exportada sai da região produtora compreendida entre Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins. A cultura é desenvolvida por agricultores familiares, predominantemente de origem alemã e pomerana.

Com a inclusão da data do calendário municipal de eventos, a ideia é realizar cursos, seminários e palestras e outras atividades culturais e econômicas ligadas ao gengibre.
Para celebrar a conquista, autoridades locais organizaram ontem uma recepção para o empresário Marcus Buaiz, considerado um “embaixador” do Espírito Santo no Brasil e no mundo, e o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto. A agenda contou com visitas às propriedades das famílias Plaster e Bellardt, no distrito de Caramuru, onde a comitiva conheceu a preparação do terreno, a colheita, o processo de lavagem e secagem da raiz, até o carregamento de um contêiner para exportação aos Estados Unidos.





