pube
Agricultura familiar

Projeto capacita empreendedoras rurais em Nova Venécia

por Rosimeri Ronquetti

em 03/10/2022 às 17h21

2 min de leitura

Projeto capacita empreendedoras rurais em Nova Venécia

Foto: divulgação

O Programa “Núcleo de Ideias”, criado pela Prefeitura de Nova Venécia para o desenvolvimento de projetos nas mais diversas áreas, sempre em parceria com as secretarias municipais, acaba de lançar o Projeto “Mulheres do Núcleo”. O objetivo é qualificar empreendedoras rurais na produção de alimentos com matéria-prima proveniente da agricultura familiar.

Jozyellen Nunes da Costa, técnica do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), fala da importância do grupo para as mulheres e suas famílias.

O projeto visa o fortalecimento das produções, a importância de dar identidade local aos produtos existentes, capacitações, desenvolvimento e fortalecimento da equipe de produção, produtos de qualidade, agregação de renda das famílias participantes, além da promoção do empoderamento feminino por meio da economia”, explica.

pube

A produção dos alimentos acontecerá dois dias por semana na cozinha industrial instalada no Núcleo, organizada por meio de calendários e cronogramas, com cardápios específicos e embalagens elaboradas para cada produto. O Núcleo funciona na Praça do Granito, antigo Trucs.

 

Planejamento

Dentre as ações previstas para os meses de outubro e novembro está a visita técnica a grupos de mulheres da agricultura familiar de Santa Teresa, que já produzem e comercializam produtos gastronômicos com base na agricultura familiar.

As demais ações serão voltadas para uma produção com cardápio elaborado por técnicos do Incaper, sempre privilegiando produtos da terra. Os produtos desse primeiro cardápio do Projeto, serão degustados por convidados. A fabricação para comercialização dos produtos está prevista ainda para novembro.

As participantes estão muito motivadas para começarem a produção, considerando, que um dos principais objetivos do Projeto ‘Mulheres do Núcleo’ é gerar renda e empoderar as mulheres do campo”, pontua Anderson Sabino, coordenador do Núcleo de Ideias. Todo o lucro será destinado para o grupo de mulheres.

O projeto surgiu por meio do Núcleo de Ideias e da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Incaper e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.