Abastecimento

Com bloqueio do trânsito da Lituânia, Belarus suspende exportação de fertilizantes ao Brasil

por Redação Conexão Safra

em 02/03/2022 às 8h50

2 min de leitura

Foto: reprodução

O Brasil recebeu nesta terça-feira, 01, a informação que não conseguirá mais comprar fertilizantes de Belarus, aliada da Rússia. Segundo o embaixador Sergey Lukashevich, seu país foi obrigado a suspender as vendas de fertilizantes para o agronegócio brasileiro porque o escoamento foi proibido pela Lituânia, que fechou as fronteiras.

Em matéria publicada na noite desta terça-feira, a CNN Brasil, divulgou uma nota, enviada pela diplomacia bielorussa, que afirma que o fornecimento teria sido interrompido por causa de um bloqueio feito pela Lituânia.

“Os fertilizantes bielorussos ocupam 20% do mercado no Brasil e seu fornecimento foi interrompido devido ao bloqueio do trânsito da Lituânia através de seu território até o porto de Klaipeda (Lituânia), que tem sido historicamente utilizado para enviar fertilizantes potássicos de Belarus para o Brasil”, diz a Embaixada de Belarus.

Ainda segundo informa a matéria, o receio é de que a interrupção das exportações pela Rússia e pela Belarus elevem o preço do produto, prejudicando a safra brasileira deste ano. Para evitar o cenário de escassez, o governo brasileiro tem discutido aumentar a importação de países como Canadá e Irã, já que não tem atualmente estoque suficiente no país.

Segundo dados da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), o Brasil é o quarto consumidor global de fertilizantes, e cerca de 80 % dos fertilizantes usados aqui vem de outros países.

Em 2021, o Brasil comprou 15 bilhões de dólares em fertilizantes, 41 milhões de toneladas, o maior exportador foi a Rússia, com 23%, 9 milhões de toneladas, em seguida vem a China com 13%, 6 milhões de toneladas e Canadá, com 9% com 4 milhões de toneladas, de acordo com informações da CNA.

Vale ressaltar que em janeiro de 2021, o Presidente Jair Bolsonaro, assinou um decreto criando um grupo de trabalho para elaborar o Plano Nacional de Fertilizantes, ações para estimular a produção de insumos e diminuir a dependência de outros países, mas o plano não foi concluído, e os resultados esperados são de longo prazo.

DA MESMA SÉRIE

- Guerra Rússia x Ucrânia impacta diretamente exportações de café solúvel do Brasil - O contexto inflacionário brasileiro e as implicações do conflito entre Rússia e Ucrânia - Conflito no Leste Europeu completa um mês e setor de fertilizantes segue apreensivo - Rússia versus Ucrânia: confira artigo do presidente do CNC sobre o impacto da guerra para cafeicultura - CNA: alta do custo de produção é o maior impacto da guerra Rússia/Ucrânia no agro brasileiro - Ministra diz que Brasil tem fertilizantes suficientes até o início da próxima safra, em outubro - Míssil atinge escritório da Yara na Ucrânia - Operação Militar Russa na Ucrânia: 3 impactos no setor do agronegócio brasileiro
Exit mobile version