Capacitação no campo

Inscrições abertas para cursos gratuitos sobre aves caipiras

Produtores e interessados podem se inscrever em cursos gratuitos sobre manejo alimentar e produção de ração para aves caipiras, com foco em qualificação e melhoria da produção

Dietas mais balanceadas ou manejos para redução do desperdício podem reduzir o custo de produção na criação de aves caipiras. Foto: Eugênia Ribeiro

Agricultores familiares, produtores de pequeno e médio porte e técnicos de extensão rural agora contam com dois novos recursos para profissionalizar a criação de galinhas caipiras, também conhecidas na região Nordeste como “galinhas de capoeira”. Estão disponíveis, de forma gratuita e contínua, duas capacitações voltadas especificamente para a alimentação e a produção de ração. O objetivo é elevar a eficiência produtiva por meio de um manejo nutricional adequado, reduzindo custos e garantindo a saúde do plantel.

O primeiro curso, intitulado “Alimentação de galinhas caipiras”, aborda as exigências nutricionais das aves em suas diferentes fases de vida. Além da teoria sobre dietas balanceadas, a capacitação foca na parte prática do cotidiano rural, ensinando o produtor a confeccionar e preparar comedouros e bebedouros artesanais. A correta distribuição desses equipamentos nos aviários é fundamental para evitar desperdícios e garantir que o cálculo da necessidade de ração resulte em um crescimento uniforme das aves de pequena escala.

Complementando a gestão alimentar, o curso “Produção de ração para galinhas caipiras” oferece suporte técnico para que o produtor fabrique o alimento na propriedade. A formação ensina a identificar ingredientes de qualidade e a aplicar fórmulas específicas para aves de corte e poedeiras, respeitando as necessidades nutricionais de cada fase.  A capacitação detalha ainda o processo de pesagem, as técnicas corretas de mistura dos insumos e as normas de armazenamento da ração. O domínio desses processos permite ao produtor maior independência em relação aos preços do mercado de rações comerciais, utilizando recursos disponíveis na região.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Meio-Norte, Teresa Herr, os cursos lançados servem como orientação para pequenos produtores de galinhas caipiras que desejam aprimorar a criação, com simples dicas e orientações que podem aumentar a produtividade do plantel. “Como a alimentação é o maior custo que ocorre na produção das aves, as melhorias que podem ser oferecidas como dietas mais balanceadas ou manejos para redução do desperdício podem reduzir significativamente o custo de produção”, explica.

Dinâmica e certificação

Ambas as capacitações são autoinstrucionais, permitindo que o participante estude no seu próprio ritmo. Cada curso possui carga horária de 4 horas. A oferta é contínua, assim, as inscrições podem ser feitas a qualquer momento, de forma gratuita.  O acesso é por tempo indeterminado, mas a recomendação é que o curso seja concluído em até 15 dias para melhor retenção do conteúdo. Para a emissão do certificado, o aluno deve atingir 70% de aproveitamento nas atividades obrigatórias e responder à enquete inicial e avaliação de satisfação.

Para obter outras informações e se inscrever nos cursos, basta acessar os links:

Alimentação de galinhas caipiras

Produção de ração para galinhas caipiras