Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Modelos climáticos
La Niña deve perder força nos próximos meses e terminar no fim do verão

Cotações
Café, boi e hortifruti: confira as cotações do dia 9 de dezembro

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

Em evento organizado na Câmara Municipal de Guaçuí, dia 2 de dezembro, o Senac Espírito Santo promoveu a aula inaugural do curso Cafés: Tipos e Características Sensoriais. Inédita no Brasil e voltada exclusivamente para jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a formação trará conhecimentos relativos à identificação das principais características da bebida, como aromas e sabores, a partir de técnicas sensoriais.
“Todas as vidas que passam pelo Senac são impactadas, pois é nosso compromisso formar cidadãos completos e profissionais altamente qualificados, para encaminhá-los ao mercado, e a transformação ocorre de fato quando o estudante é empregado. Continuaremos com esse trabalho, agora também em Guaçuí, por meio dessa parceria. Esperamos fazer a diferença no município”, frisou Dianimer Dutra.
“É a primeira vez que esse curso será ofertado no país. O que começa hoje, aqui em Guaçuí, irá para o Brasil, e o que couber a nós, do Sistema Fecomércio, faremos para divulgar essa iniciativa, que dará cidadania e luz para o caminho das pessoas. Está na hora do café devolver à sociedade tudo o que ela já lhe deu”, ressaltou Marcus Magalhães.
“Este momento de celebração foi viabilizado por muitas mãos. Quando pensamos em pessoas neurodivergentes, não podemos pensar em limitações, mas em acessibilidade. Estamos aqui para criar possibilidades de um mundo inclusivo”, afirmou a Superintendente Pedagógica de Educação do município, Patrícia Santos. “
Ofertado em parceria com o Governo do Estado, o Sindicato dos Corretores de Café do Espírito Santo e a Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a formação terá duração de 20 horas, contará com 20 alunos e será realizada em uma escola da rede pública local.
O início efetivo das aulas está programado para março de 2026. Antes, porém, haverá um momento de orientação às famílias dos jovens inscritos, previsto para 26 de fevereiro. Além desse curso, o Senac-ES ofertará uma oficina sensorial para adolescentes com TEA, com idade entre 12 e 17 anos, prevista para ocorrer, também no mesmo período, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.





