Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Cotações
Confira as cotações do café, boi e hortifruti de 28 de novembro

O Senac-ES lançará mais uma novidade para fortalecer o segmento gastronômico no Espírito Santo. É o curso inédito Cafés: Tipos e Características Sensoriais, que trará conhecimentos relativos à identificação das principais características da bebida, como aromas e sabores, a partir de técnicas sensoriais. A formação é destinada a jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com a intenção de inserção produtiva desses jovens como profissionais do setor cafeeiro.
A cidade escolhida para a abertura da turma-piloto é Guaçuí, no Caparaó Capixaba. O curso será ofertado pelo Senac-ES, por meio da Unidade de Educação Profissional de Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), o Sindicato dos Corretores de Café do Espírito Santo e a Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
A aula inaugural ocorrerá nesta terça-feira (2), às 18h, na Câmara dos Vereadores de Guaçuí, com a presença de autoridades e representantes das instituições envolvidas na iniciativa. O evento ainda terá, como convidadas especiais, Rayssa Scárdua, medalhista de bronze nas Competições Senac 2025, na ocupação Serviços de Restaurante, e Amanda Mariano, medalhista de prata na ocupação Florista e aluna do Projeto Ao Som das Flores. Elas vão compartilhar suas trajetórias, conquistas e experiências, representando a força, o talento e o protagonismo da juventude capixaba.
A turma-piloto contará com 20 alunos, todos inscritos por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). O curso terá carga horária de 20 horas e será realizado em uma escola da rede pública local. Já o início efetivo das aulas está programado para o começo do próximo ano. Além dessa formação, haverá uma oficina sensorial para adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, prevista para ocorrer, também no início de 2026, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Guaçuí.
“A oferta desse curso reforça o compromisso do Senac em ampliar oportunidades de formação alinhadas às potências do território e às demandas do mercado. Ao levarmos uma capacitação sensorial de cafés para o Caparaó, região reconhecida nacionalmente pela excelência na produção, contribuímos para fortalecer a cadeia produtiva local e impulsionar novos talentos. Além disso, garantir o acesso gratuito, incluindo público com TEA, reafirma nossa missão de educar para o trabalho de forma inclusiva, inovadora e conectada às potencialidades do Espírito Santo”, destaca o Gerente de Educação Profissional do Senac-ES em Cachoeiro de Itapemirim, Hiago Couto.




