Mais lidas 🔥

Clima e planejamento agrícola
Onde vai faltar chuva e onde pode chover demais no Brasil até março de 2026

Artigo
Agro em risco: o avanço chinês sobre terras brasileiras acende alerta vermelho

#TBTconexãosafra
Na terra da pecuária, o café se torna rei

Comércio internacional
O que muda para o café brasileiro com o acordo entre Mercosul e União Europeia

Tempo severo
Espírito Santo tem 45 cidades em alerta máximo para chuvas fortes; veja a lista

O Espírito Santo entrou em estado de atenção nesta terça-feira (25) após o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir um alerta de perigo para chuvas intensas, válido até as 10h de quarta-feira (26). O aviso prevê 30 a 60 mm de chuva por hora, podendo chegar a 100 mm ao longo do dia, além de ventos entre 60 e 100 km/h.
A Defesa Civil estadual reforçou o alerta e detalhou a distribuição dos riscos ao longo do dia. Entre a tarde e a noite desta terça, há alto potencial para chuvas fortes, descargas elétricas e rajadas de vento na Grande Vitória, Região Serrana, Norte e Noroeste. Para o Sul e o Caparaó, o órgão aponta um cenário de alerta moderado, também com possibilidade de chuva intensa e ventos significativos.
Segundo o órgão, a instabilidade deve ganhar força durante a madrugada de quarta-feira, especialmente no extremo Norte e Noroeste, onde o risco permanece elevado.
As condições previstas aumentam a possibilidade de alagamentos, quedas de galhos, interrupção de energia e descargas elétricas. Em situações de ventos fortes, especialistas reforçam que não é seguro se abrigar sob árvores ou estacionar veículos próximos a placas e torres metálicas. Também é recomendável desligar aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia.
A orientação é que moradores acompanhem atualizações oficiais e acionem os serviços de emergência em caso de necessidade: 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).




