Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

O prazo para a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), com direito à adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), termina em 31 de dezembro de 2025. O alerta é do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), que reforça: proprietários e possuidores de pequenas propriedades de até quatro módulos fiscais precisam concluir o cadastro para garantir acesso aos benefícios previstos no Código Florestal. Quem perder o prazo não poderá aderir ao PRA.
Segundo o diretor-geral do Idaf, Leonardo Monteiro, o objetivo do programa é garantir a adequação e a regularização ambiental de Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL) e áreas de uso restrito que apresentem passivos ambientais. O prazo máximo para concluir essa regularização é de 20 anos.
Monteiro destaca que, além dos ganhos ambientais, o PRA assegura uma série de vantagens aos produtores que aderirem. Entre elas estão a continuidade das atividades agrossilvipastoris, de ecoturismo e turismo rural nas APPs, a possibilidade de plantio intercalado de espécies nativas e exóticas na recomposição da vegetação — com potencial econômico —, a suspensão de penalidades relacionadas a supressões irregulares e prazos ampliados para recuperar áreas degradadas antes de 22 de julho de 2008.
As regras de recomposição seguem a Instrução Normativa nº 011/2023, publicada pelo Idaf em 27 de dezembro de 2023.
Como fazer a inscrição no CAR
A inscrição é gratuita e deve ser realizada exclusivamente pelo site do Idaf, no SIMLAM (Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental), até o dia 31 de dezembro de 2025.
Passo a passo
- Acesse www.idaf.es.gov.br e clique em SIMLAM Módulo Público, na barra lateral esquerda.
- Preencha os dados do proprietário, do responsável técnico e da propriedade rural.
- Anexe o projeto geográfico para geração do croqui georreferenciado, contendo informações como área total do imóvel, vegetação nativa, reserva legal, rios, represas e áreas de uso restrito.
- Após declarar os dados, o sistema emitirá a Solicitação de Inscrição do Imóvel Rural no CAR.
- O Idaf verificará as informações — por vistoria ou análise de imagens — e, se estiver tudo correto, emitirá o CAR definitivo.
Para dúvidas ou apoio técnico, os produtores podem procurar o escritório do Idaf em seus municípios.




