Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

Em meio às reuniões da 23ª Conferência de Ministros da Agricultura das Américas, realizada na terça-feira (4), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou avanços significativos para o agronegócio brasileiro. A União Europeia confirmou a retomada do sistema de habilitação por indicação da autoridade sanitária brasileira, o chamado pre-listing, para estabelecimentos exportadores de ovos.
Segundo o ministro, com a revalidação do pre-listing, todos os produtores brasileiros de ovos que cumprirem os requisitos sanitários exigidos estarão aptos a exportar para os países do bloco europeu, sem a necessidade de auditorias individuais.
O pre-listing é um sistema que reconhece a credibilidade do controle sanitário nacional: o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) é quem atesta e indica os estabelecimentos habilitados para exportação, garantindo que atendem às normas internacionais da União Europeia.
Além disso, as autoridades europeias anunciaram a intenção de realizar uma auditoria no sistema brasileiro de pescados em meados de 2026, medida que pode abrir um novo e promissor mercado para o setor pesqueiro nacional.
“Outra boa notícia é a confirmação de auditoria para pescados no começo do ano que vem, que poderá abrir o mercado brasileiro na Europa”, afirmou Fávaro.
O avanço nas negociações é resultado direto das tratativas realizadas no fim de outubro, quando o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa se reuniu em São Paulo com o comissário europeu para Agricultura, Christophe Hansen. Na ocasião, foram discutidos temas estratégicos como a retomada do pre-listing para as carnes de aves, que deve ser oficializada nas próximas semanas, juntamente com o sistema para ovos.
As decisões representam um passo importante para o fortalecimento das exportações brasileiras e o reconhecimento internacional da eficiência do sistema de inspeção sanitária do país.





