Previsão do tempo

Espírito Santo está em alerta para tempestade com risco de granizo

Espírito Santo entra em alerta de perigo potencial por tempestades até quarta (5). Inmet prevê ventos de até 60 km/hgranizo no Espírito Santo

chuva granizo tempestade regiões Sul e Serrana do ES Espírito Santo
Foto: divulgação/produtor

A primavera sob La Niña deu as caras e novembro promete ser um mês chuvoso e com temperaturas amenas no Espírito Santo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de perigo potencial para tempestades com risco de granizo em diversas regiões do Espírito Santo. O alerta teve início às 10h desta terça-feira (4) e segue até as 10h de quarta-feira (5).

De acordo com o órgão, o Estado pode registrar chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos variando de 40 a 60 km/h e queda de granizo. Há risco considerado baixo de corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e danos pontuais em plantações.

Chuvas intensas devem persistir até o fim da semana

Segundo o portal Metsul Meteorologia, o cenário chuvoso deve se manter nos próximos dez dias em todo o Sudeste. A previsão indica acumulados acima de 50 milímetros em grande parte da região, com pontos isolados podendo superar 100 milímetros.

O Climatempo também reforça o alerta para o Espírito Santo. Um corredor de instabilidade formado sobre a metade norte do país está favorecendo chuvas frequentes e de intensidade moderada nas áreas produtoras de café da Alta Mogiana, de Minas Gerais, do Espírito Santo e do sul da Bahia.

Entre a Zona da Mata mineira e o território capixaba, os acumulados podem atingir entre 70 e 100 milímetros até sexta-feira (7). O aumento da umidade, aliado a temperaturas mais amenas, deve beneficiar o pegamento das floradas e o desenvolvimento dos frutos do café, especialmente nas regiões produtoras do norte e noroeste capixaba.

Recomendações

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, os moradores evitem se abrigar debaixo de árvores ou perto de placas e estruturas metálicas. Também é recomendável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante as tempestades.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos