Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Os preços da mandioca para a indústria seguiram em alta na última semana de outubro, impulsionados pela baixa oferta, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP). A combinação entre o excesso de chuvas nas regiões produtoras e o desinteresse dos agricultores na comercialização limitou a disponibilidade do produto no mercado.
De acordo com o Cepea, muitos produtores têm evitado vender devido à rentabilidade comprometida, principalmente pelas recentes quedas no teor de amido das raízes. O preço médio nominal a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 572,96 (equivalente a R$ 0,9964/grama de amido), o que representa elevação de 0,5% em relação à semana anterior.
Na comparação entre as médias mensais, a mandioca registrou avanço de 12% entre setembro e outubro, em termos nominais — o segundo mês consecutivo de valorização, conforme o Cepea.
No mercado de derivados, o ritmo permanece lento. No caso da fécula, pesquisadores destacam que parte dos compradores antecipou as aquisições entre o fim de setembro e a primeira quinzena de outubro. Outros, por sua vez, postergam novas compras diante das perspectivas baixistas para o início de 2026.





