Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Criado em 2012, o Coffee of the Year tem como missão reunir os melhores cafés do Brasil, reconhecer os grandes destaques do ano e valorizar novas origens que estão transformando a produção nacional. Ao premiar a qualidade e a diversidade do café brasileiro, o concurso incentiva o aprimoramento das lavouras, fortalece o posicionamento do país no cenário global e conecta produtores às principais oportunidades de mercado.
O COY, como é conhecido, também se consolidou como pioneiro ao incluir as duas espécies produzidas no Brasil – arábica e canéfora (conilon/robusta) –, estimulando a qualidade e dando visibilidade a diferentes perfis sensoriais e regiões produtoras. Aberto a produtores de todas as regiões do Brasil, é uma vitrine única para colocar o café em evidência, conquistar reconhecimento no mercado e abrir portas para novas oportunidades de negócio.
O concurso acontece em fases. Na primeira, produtores de todo o Brasil enviam suas amostras, que são torradas e avaliadas por profissionais licenciados Q-Graders e R-Graders do Coffee Quality Institute (CQI). A edição deste ano bateu recorde de inscritos, com 601 amostras, sendo 453 de arábica e 148 de canéfora.
”Tivemos a satisfação de receber cafés de todas as regiões produtoras, incluindo Ceará e Acre, das quais não havíamos recebido ano passado. Quanto à qualidade, tivemos uma potência de sabor. Vimos muitos cafés doces, com notas intensas de chocolate, caramelo, mel e garapa, mas também tivemos cafés frutados, com sensorial de frutas roxas e brancas. Cafés bem consistentes quanto a corpo cremoso e sedoso, e finalização doce e longa”, explica Leandro Paiva do IF Sul de Minas e coordenador do concurso.
Todas foram provadas no Centro de Excelência em Cafeicultura – Senar, em Varginha, Minas Gerais, e dentre elas, selecionadas as 180 melhores, sendo 150 de arábica e 30 de canéfora. Essas serão disponibilizadas nas Salas de Cupping, durante a Semana Internacional do Café (SIC), funcionando como uma grande vitrine do café brasileiro. Nesse espaço, compradores nacionais e internacionais podem provar os cafés e conhecer seus produtores.
Desses cafés, os 10 mais bem pontuados de arábica e os cinco de canéfora são apresentados ao público da SIC em uma degustação às cegas, no método filtrado. A votação dos visitantes complementa a pontuação final, ajudando a eleger os grandes vencedores do ano.
“A SIC é um espaço de encontros e conexões que abre portas para novos mercados e impulsiona todo o setor cafeeiro brasileiro. O COY, que se consolidou como referência nesse cenário, é uma poderosa ferramenta de promoção e valorização dos melhores cafés e produtores, ajudando a divulgar novas origens e a fortalecer o reconhecimento do produtor. É sempre inspirador descobrir novos cafés acompanhados de novas histórias”, comenta Caio Alonso Fontes, diretor da Espresso&CO, um dos realizadores do evento.
Por fim, no último dia da SIC, 07 de novembro, no Grande Auditório Robério Silva, acontece a esperada cerimônia de premiação, durante a qual são revelados os melhores 10 produtores de arábica e os cinco de canéfora, em ordem de classificação. Todos esses finalistas recebem Certificado de Participação. Já os grandes vencedores (primeiro lugar arábica e primeiro lugar canéfora) levam troféu e certificado de campeão.
Logo após o anúncio, nas Salas de Cupping, ocorre o exclusivo Cupping dos Campeões, onde compradores do Brasil e de outros países têm a chance de provar os cafés premiados do Coffee of the Year e de conhecer os produtores vencedores da edição.
Confira o regulamento do Coffee of Year Brasil 2025
Sobre a Semana Internacional do Café (SIC)
A Semana Internacional do Café (SIC) é uma das maiores feiras do mundo e o grande encontro de profissionais que tem o objetivo de conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios. A SIC, principal ação de promoção do café brasileiro para o Brasil e o mundo, oferece conteúdo de ponta para os profissionais do setor em palestras, cursos, workshops, competições, provas de café, pesquisas e degustações orientadas. Estar na SIC é se conectar ao que há de mais inovador no mercado de café na troca de conhecimento entre os líderes e gestores do setor. A SIC, como é conhecida a Semana Internacional do Café, nasceu em 2013 em Belo Horizonte, para receber a celebração dos 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC).
13ª Semana Internacional do Café – SIC
Site: www.semanainternacionaldocafe.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/semanainternacionaldocafe
Datas: 05, 06 e 07 de novembro de 2025
Horário: das 10h às 19h
Local: Expominas – Av. Amazonas, 6200, Gameleira, Belo Horizonte, Minas Gerais Ingressos:
-Produtor rural (Código do Produtor exigido): gratuito
-Profissionais do Setor (pessoas atuantes em empresas conectadas ao café; CNPJ exigido):
gratuito
-Visitantes Gerais (futuros profissionais do mercado de café e grandes entusiastas): R$
150,00 (para os três dias)
-Consumidor Final (apaixonados pelo café): R$ 70,00 (disponível apenas para dia 07/11) Contato: contato@semanainternacionaldocafe.com.br




