Mercado

Preços altos do café garantem vantagem na compra de fertilizantes

Com preços firmes do café arábica e robusta, produtores ampliam poder de compra de fertilizantes e preparam adubação para a safra 2025/26

Preço café arábica Café Produtor de Água
Foto: divulgação

Com os preços da saca de 60 quilos do café arábica operando em torno de R$ 2.200 e os do robusta acima de R$ 1.350, o poder de compra dos produtores frente aos principais fertilizantes se mantém favorável em 2025. A avaliação é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), que aponta um cenário positivo para o manejo nutricional das lavouras neste fim de ano.

De acordo com os levantamentos do Cepea, em outubro, produtores paulistas precisaram de apenas 1,16 saca de arábica tipo 6 para adquirir uma tonelada do adubo formulado 20-00-20. No mesmo mês de 2024, a relação era de 1,44 saca, enquanto a média histórica — iniciada em 2011 — é de 2,6 sacas por tonelada.

Segundo os pesquisadores, essa melhora no poder de compra se deve à combinação de valorização dos cafés e estabilidade dos preços dos fertilizantes. O resultado tem permitido que os cafeicultores mantenham ou ampliem os investimentos em nutrição das lavouras, o que tende a refletir positivamente na próxima colheita.

A retomada das chuvas nas principais regiões produtoras também contribui para o bom momento, viabilizando a aplicação dos insumos e garantindo as condições ideais para o desenvolvimento da safra 2025/26.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos