Produtores de Santa Cruz de Terra Alta

Saiba quem foram os vencedores do concurso de conilon de Linhares

A premiação para os produtores rurais que se destacaram em 2025, na oitava edição do Concurso de Qualidade do Café Conilon, Linhares Coffee, aconteceu nesta quarta-feira (15), no auditório do Sicoob Conexão, no bairro Conceição. Foram conhecidas as melhores notas em três categorias: Especial, Mulheres e Grandes Lotes. Na Categoria Especial, o lote mínimo avaliado […]

Os 10 primeiros produtores com melhor nota na Categoria Especial também foram premiados com uma viagem para a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, com as despesas de transporte e hospedagem todas pagas. Fotos: Secom/Felipe Reis.

A premiação para os produtores rurais que se destacaram em 2025, na oitava edição do Concurso de Qualidade do Café Conilon, Linhares Coffee, aconteceu nesta quarta-feira (15), no auditório do Sicoob Conexão, no bairro Conceição.

Foram conhecidas as melhores notas em três categorias: Especial, Mulheres e Grandes Lotes. Na Categoria Especial, o lote mínimo avaliado foi de 2 (duas) sacas de 60 quilos. Todos os vencedores são produtores de Santa Cruz de Terra Alta, no distrito de São Rafael.

Na Categoria Especial, o grande vencedor foi o produtor rural Luciano Sartório Passamani do sítio Barra de São Cristóvão, com nota 83,25. O campeão do primeiro lugar recebeu uma premiação de R$ 6 mil.

O segundo lote vencedor na categoria Especial foi da produtora Andreia Pereira de Carvalho Duda, do Sítio Santa Cruz, com nota 82,5. A premiação foi de 4 mil o que a credenciou a receber a premiação da categoria Mulher.

A terceira maior nota ficou com o produtor rural José Maria Sandrini, do Sítio Santa Luzia, alcançando a nota 81,76. Ele recebeu a premiação de R$ 2 mil.

Neste ano, o concurso teve uma novidade e premiou na Categoria Especial, a produtora Mulher com destaque na nota. Andreia Pereira de Carvalho Duda foi a produtora selecionada pela comissão julgadora ao alcançar a nota 82,5.

“Receber essa premiação como destaque é um sentimento de dever cumprido. É saber que o nosso trabalho entregou algo de qualidade. É difícil, mas estamos fazendo o melhor pro nosso consumidor final e enaltecendo o nome do nosso município”, disse a produtora.

No destaque Grandes Lotes, vitória para o produtor rural Lúcio Passamani. Na categoria Destaque Grandes Lotes, o lote mínimo analisado foi de 20 (vinte) sacas de 60 quilos.

Na abertura do evento a presença do secretário municipal de Agricultura, Rafael Breda Buffon que destacou o empenho dos produtores participantes. “Em todos esses anos de concurso é satisfatório ver como tudo avançou. Os produtores entenderam como o café conilon pode ser diferenciado, vai além de ser commodities. E não precisa alterar muita coisa em tecnologia pra fazer isso. Um exemplo pode ser a mudança na secagem. O próximo passo é colocar o nosso café em volume maior no mercado internacional”, afirmou.

Os 10 primeiros produtores com melhor nota na Categoria Especial também foram premiados com uma viagem para a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, com as despesas de transporte e hospedagem todas pagas. A Semana Internacional do Café é uma das maiores feiras do setor cafeeiro do Brasil, que acontece no mês de novembro.

Abaixo segue lista de produtores ganhadores com as respectivas notas:

Categoria Especial

  1. Luciano Sartorio Passamani – 83,25
  2. Andreia Pereira De Carvalho – 82,5
  3. José Maria Sandrini – 81,76
  4. Lúcio Passamani – 81,75
  5. Gerles Malanquini Sandrini – 81,5
  6. Danielle Torezani Carneiro Gallavotti – 80,5
  7. Robson Dos Reis Silva – 80,5
  8. Geniceia Do Carmo Lopes Firme Ginelli – 79,75
  9. Welber Rosa Gallavotti Gallavotti – 79,5
  10. Fernanda Monelli Assini – 78,75

Destaque Mulher

Andreia Pereira De Carvalho – 82,5

Destaque Grandes Lotes

Lúcio Passamani – 77,75