Mercado exterior

Tarifas e safra reduzida: exportações de café caem 18% em setembro

Menor oferta interna e tarifas dos EUA reduziram exportações brasileiras de café em setembro, mas receita cresceu 11%, segundo Cepea

Foto: divulgação

Dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), analisados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), mostram que o volume de café exportado pelo Brasil caiu em setembro. A retração reflete a menor disponibilidade do grão no País — resultado de uma safra reduzida, dificuldades no beneficiamento e estoques domésticos ajustados —, além das tarifas impostas pelo governo norte-americano às importações do café brasileiro.

Foram embarcadas 3,75 milhões de sacas de 60 quilos no mês, queda de 18,4% em relação a setembro de 2024. Apesar da redução no volume, o maior preço pago pelo café brasileiro garantiu aumento de 11,1% na receita, que somou US$ 1,369 bilhão.

Em relação ao andamento da safra, levantamento do Cepea indica que o fim de semana foi marcado pela retomada das chuvas nas principais regiões produtoras. O aumento da pluviosidade era aguardado, já que, no final de setembro, uma boa florada havia sido registrada em diversas áreas, reforçando as expectativas para o próximo ciclo produtivo.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos