Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), analisados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), mostram que o volume de café exportado pelo Brasil caiu em setembro. A retração reflete a menor disponibilidade do grão no País — resultado de uma safra reduzida, dificuldades no beneficiamento e estoques domésticos ajustados —, além das tarifas impostas pelo governo norte-americano às importações do café brasileiro.
Foram embarcadas 3,75 milhões de sacas de 60 quilos no mês, queda de 18,4% em relação a setembro de 2024. Apesar da redução no volume, o maior preço pago pelo café brasileiro garantiu aumento de 11,1% na receita, que somou US$ 1,369 bilhão.
Em relação ao andamento da safra, levantamento do Cepea indica que o fim de semana foi marcado pela retomada das chuvas nas principais regiões produtoras. O aumento da pluviosidade era aguardado, já que, no final de setembro, uma boa florada havia sido registrada em diversas áreas, reforçando as expectativas para o próximo ciclo produtivo.





