Mais lidas 🔥

Clima e planejamento agrícola
Onde vai faltar chuva e onde pode chover demais no Brasil até março de 2026

Artigo
Agro em risco: o avanço chinês sobre terras brasileiras acende alerta vermelho

Tempo severo
Espírito Santo tem 45 cidades em alerta máximo para chuvas fortes; veja a lista

#TBTconexãosafra
Na terra da pecuária, o café se torna rei

Comércio internacional
O que muda para o café brasileiro com o acordo entre Mercosul e União Europeia

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) firmaram, na última quarta-feira (8), um acordo para oferecer assistência técnica e gerencial a pequenos produtores rurais em todo o país. A iniciativa pretende alcançar 100 mil novos estabelecimentos rurais, ampliando a eficiência e reduzindo custos no campo.
De acordo com o diretor do Senar, Eduardo Gomes, o projeto será baseado em uma metodologia estruturada de acompanhamento técnico, que prevê a atuação de profissionais responsáveis por até 30 propriedades cada. “O técnico faz um levantamento de diagnóstico para entender quais são os potenciais daquela propriedade, qual a disponibilidade de recursos financeiros, de mão de obra, onde são os pontos de melhoria e, a partir daí, ele senta e orienta a família dos potenciais”, explicou à Record News Rural.
As visitas mensais permitirão o planejamento conjunto entre o técnico e a família produtora, com foco na melhoria da gestão e do desempenho produtivo das unidades rurais. O objetivo é fortalecer a agricultura familiar e promover práticas mais sustentáveis e rentáveis no meio rural brasileiro.





