Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) realizou, nesta quarta-feira (14), o evento Café com Futuro, em parceria com o Findeslab e com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da consultoria em inovação Inventta. O encontro, realizado na sede do Findeslab, em Vitória, reuniu lideranças, empresários, pesquisadores e representantes de instituições públicas e privadas para discutir as transformações do agronegócio capixaba, com foco em inovação, sustentabilidade e eficiência produtiva.
O objetivo foi estimular o intercâmbio de experiências e apresentar as estratégias tecnológicas aplicadas por diferentes instituições de inovação do Espírito Santo, especialmente os hubs que mantêm proximidade com o agro.
Inovação e cooperação no campo
A Seag foi representada pelo subsecretário de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, e pelo gerente de Planejamento Rural, Guilhermo Recla, que ministraram a palestra “Cenário Atual – Ecossistema de Inovação no Agro do Espírito Santo”. Eles destacaram as ações do Programa de Estruturação do Ecossistema de Inovação do Agro Capixaba, que integra ciência, tecnologia e saberes tradicionais para impulsionar a competitividade e o desenvolvimento sustentável da agropecuária.
“O agro capixaba está vivendo uma nova fase, marcada pela inovação e pela colaboração entre governo, produtores, universidades e o setor privado. O Ecossistema de Inovação do Agro Capixaba é um instrumento estratégico que conecta pessoas, ideias e tecnologias para gerar resultados concretos. Nosso objetivo é transformar conhecimento em produtividade, sustentabilidade e renda para quem vive e produz no campo”, afirmou Michel Tesch.
Casos práticos e metodologias ativas
Durante o evento, o Instituto Senai de Tecnologia e Eficiência Operacional (ISTEO-ES) apresentou cases de sucesso em máquinas, equipamentos e metodologias voltadas à otimização de processos e aumento da eficiência operacional no agronegócio.
Em seguida, os participantes participaram de uma dinâmica baseada na metodologia ativa “Fishbowl”, técnica interativa que estimula o diálogo entre especialistas e público. A atividade abordou ações do Ecossistema de Inovação do Agro Capixaba, com ênfase na identificação de invenções rurais com potencial de gerar novos negócios e tecnologias.
Inovação como ponte para o futuro
O Café com Futuro integra as ações do Governo do Estado e da Findeslab para aproximar indústria, inovação e agricultura, promovendo conexões entre diferentes setores e ampliando as oportunidades de desenvolvimento sustentável no Espírito Santo.





