Cafeicultura

Floração do arábica anima, mas falta de chuvas preocupa produtores

Chuvas estimularam a floração do café arábica no Sudeste, mas calor e precipitação irregular podem afetar a safra 2026/27, aponta Cepea

florada café
Foto: Leandro Fidelis/Arquivo Conexão Safra 2021

Após as chuvas registradas no Sudeste brasileiro a partir de 20 de setembro, as lavouras de café arábica apresentaram boa floração. As precipitações, no entanto, ainda estão abaixo do ideal, o que pode comprometer o pegamento das flores. Essa é uma etapa decisiva para garantir o potencial produtivo da próxima colheita.

Com o clima novamente trazendo imprevisibilidade ao início do desenvolvimento da safra, parte dos agentes de mercado consultados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) já avalia possíveis restrições de produção para o próximo ciclo.

Enquanto isso, o ritmo de negócios permanece contido. De acordo com o centro de pesquisas, muitos cafeicultores, com o “caixa” equilibrado, preferem aguardar momentos mais atrativos para negociar o produto.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos